Extremo foi contratado pelo Al Ittihad no último dia de mercado, ficando com um lugar que parecia reservado a Galeno. A transferência foi criticada pelo seleciondor dos Países Baixos
Corpo do artigo
Steven Bergwijn protagonizou uma das grandes surpresas deste mercado de verão, deixando o Ajax pelo Al Ittihad no último dia e “rasgando” um acordo anterior entre o clube saudita e o FC Porto por Galeno, por 50 milhões de euros
A decisão do extremo de 26 anos não agradou a Ronald Koeman, que lhe fechou praticamente a porta da seleção dos Países Baixos, isto com base na sua falta de “ambição desportiva”. Bergwijn não se ficou e respondeu ao antigo treinador do Benfica. "Se ele fosse um selecionador nacional empenhado, ter-me-ia telefonado primeiro. Tive que ouvir na televisão. Também tive muitos momentos maravilhosos com o seleccionador e é por isso que estou dececionado com ele. Não é assim que se deve tratar os próprios jogadores. Se continuar assim, perderá toda a sua credibilidade", atirou.
"Fiquei incomodado com o facto de ele ter dito que não era um passo desportivo, blá, blá, blá. Posso assegurar-vos que a concorrência na Arábia é melhor do que a dos Países Baixos . Veja quais os melhores jogadores que jogam futebol lá. Um jogador tem que sair da Eredivisie para continuar a desenvolver-se e eu tenho que ficar? O seleccionador nacional sabe muito bem que a competição na Arábia Saudita está a um nível excelente. Kanté joga lá há um ano e foi o melhor jogador contra a seleção neerlandesa no Europeu. E Laporte, que se transferiu do Manchester City para o Al Nassr em 2023, foi proclamado campeão europeu com a Espanha. Sempre considerei uma honra jogar pela seleção, mas não quero mais estar com este seleccionador. Cansei de alguém que deliberadamente me retrata dessa forma na comunicação social. Mas quem sabe se um novo selecionador nacional virá no futuro . Eu mesmo nunca fecharei a porta. E só apoiarei os meus companheiros, assim como eles fazem comigo. Só recebi mensagens simpáticas depois da minha transferência. Todos estão felizes por mim", completou em entrevista ao jornal De Telegraaf.
Koeman, recorde-se, tida dito: “Bergwijn ir para a Arábia Saudita aos 26 anos não tem nada a ver com o aspeto desportivo. A sua história com a seleção neerlandesa está fechada. Ele provavelmente sabe que eu diria isto. Se tens 26 anos, a ambição mais importante deve ser desportiva, não financeira. Ele podia ter ficado no Ajax, não? Tenho a certeza de que o Ajax também paga bem. Com a sua idade, não tomaria esta decisão."
Bergwijn soma oito golos em 35 internacionalizações pelos Países Baixos, tendo feito dois jogos no Euro’2024. Custou aos sauditas cerca de metade do preço de Galeno: 21 milhões de euros.