Portugal é o único país com três clubes no topo
Corpo do artigo
Portugal é o único país mundial com três clubes entre os dez principais formadores de talentos que competem nas cinco ligas mais endinheiradas da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), segundo um estudo divulgado esta segunda-feira pelo CIES - Observatório do Futebol.
A liderança é ocupada pelo Ajax, que nas cinco grandes ligas tem 22 jogadores formados na casa, seguindo-se o Benfica na segunda posição, com 21 futebolistas que passaram pelo antigo Caixa Futebol Campus, agora Benfica Campus.
O Salzburgo é terceiro, com 20 elementos, surgindo depois Real Madrid Castilla e Sporting, igualados no quarto lugar, ambos com 17. O FC Porto reparte o sétimo lugar com PSV e Basileia, todos com 15 futebolistas.
No total, estes três clubes portugueses exportaram 53 "pérolas" para as ditas ligas, mas o país formou ainda outros elementos, uma vez que, segundo esta recolha da CIES, Portugal tem um total de 74 jogadores formados que agora estão a competir nas principais ligas de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália ou França.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS