Com a eliminação do Braga, é a vez dos três grandes tentarem manter-se em prova. Outros portugueses, como Nuno Espírito Santo (Wolverhampton), Paulo Fonseca (Roma) e Pedro Martins (Olympiacos) encaram o mesmo desafio
Corpo do artigo
Benfica, FC Porto e Sporting procuram, esta quinta-feira, garantir um lugar nos oitavos de final da Liga Europa, em que já não estará o Sporting de Braga, eliminado pelo Rangers, na quarta-feira.
Os bracarenses não conseguiram inverter o desaire da semana passada (3-2), na Escócia, e acabaram por ceder nova derrota, desta vez em casa, por 1-0. Ryan Kent anotou o único tento da partida, que atirou a formação comandada por Rúben Amorim para fora da prova.
Benfica e FC Porto tentam emendar as derrotas da primeira mão dos 16 avos, ambas por 2-1, e capitalizar os golos solitários obtidos fora de casa, nas visitas ao Shakhtar Donetsk e Bayer Leverkusen, respetivamente.
O golo de Pizzi, de grande penalidade, deixou a eliminatória em aberto para os encarnados, que voltaram aos triunfos na segunda-feira, perante o Gil Vicente (1-0), para o campeonato, antes de receberem o líder da liga ucraniana, orientado por Luís Castro, no Estádio da Luz, às 20h00.
Às 17h55, o FC Porto, que vem de um triunfo para a I Liga frente ao Portimonense (1-0), é anfitrião dos alemães do Bayer Leverkusen, no Estádio do Dragão, sendo que também os dragões conseguiram adiar as decisões da eliminatória, graças ao golo do colombiano Luis Díaz na primeira mão.
À mesma hora, o Sporting joga no reduto do Basaksehir, em Istambul, depois de ter impedido um pleno de derrotas lusas nos jogos da primeira mão dos 16 avos, ao vencer os turcos por 3-1, com golos de Coates, Sporar e Vietto.
Eintracht Frankfurt, Basileia e Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, têm praticamente garantida a presença nos oitavos de final, na sequência das vitórias categóricas sobre Salzburgo (4-1), APOEL (3-0) e Espanyol (4-0), respetivamente.
Já a Roma, comandada por Paulo Fonseca, vai defender o triunfo obtido sobre os belgas do Gent (1-0), enquanto o Olympiacos, de Pedro Martins, terá de dar a volta ao desaire caseiro com o Arsenal (1-0).