"Bellingham deve vencer a Bola de Ouro se Inglaterra conquistar o Euro'2024"
Opinião de Luke Shaw, colega de seleção do médio inglês, em antevisão às meia-finais do Europeu, onde vão defrontar os Países Baixos
Corpo do artigo
Luke Shaw anteviu esta segunda-feira o jogo da seleção inglesa frente aos Países Baixos (quarta-feira, às 20h00), das meias-finais do Euro’2024, que terá lugar um dia depois da outra semifinal do Europeu, entre Espanha e França.
Em conferência de imprensa, o lateral-esquerdo do Manchester United começou por defender o selecionador inglês, Gareth Southgate, que tem sido criticado ao longo do torneio pelas exibições pouco convincentes da seleção, que precisou de penáltis e prolongamento para eliminar, respetivamente, a Suíça e a Eslováquia nos “quartos” e “oitavos” do torneio.
“Não entendo as críticas. O que ele fez pelo nosso país e jogadores... ele levou-nos ao próximo nível. Nenhum treinador foi tão bem-sucedido como ele tem sido recentemente. Nós, os jogadores, adoramo-lo e ele é exatamente aquilo que precisamos. Ele permite que nós cheguemos ao campo e façamos o nosso melhor. Mostrou muita fé e confiança ao me ter chamado”, enalteceu Shaw, que falhou os primeiros quatro jogos de Inglaterra no Europeu por lesão.
Outro tópico que surgiu na conversa com os jornalistas foi a possibilidade de Jude Bellingham vencer a próxima edição da Bola de Ouro caso a Inglaterra conquiste o Euro’2024, isto depois de uma época de estreia em que o médio do Real Madrid também levantou a sua primeira Liga dos Campeões e se sagrou campeão espanhol.
“Claro que sim, ele teve uma época inacreditável. Ele venceu a Liga dos Campeões e a LaLiga, adicionando o Europeu a isso, por que não?”, respondeu o defesa, prosseguindo nos elogios ao compatriota, de apenas 21 anos: “O seu progresso tem sido realmente assustador. Quando ele chegou [à seleção inglesa] pela primeira vez, deu para ver o talento e mentalidade que tinha. Ele manteve-se humilde, é brilhante sob pressão e já mostrou o que é capaz de fazer”.
Já sobre os Países Baixos, Shaw salientou a qualidade da seleção treinada pelo ex-Benfica Ronald Koeman, considerando que “não têm nenhuma vulnerabilidade”.
“Eles são uma equipa muito boa, bem treinada, mas apenas precisamos de nos concentrar em nós mesmos. Temos confiança nas nossas próprias capacidades, o sorteio não importa. Temos apenas de fazer o nosso trabalho. Será um jogo muito grande e penso que será bom. O mais importante é que ganhemos jogos e avancemos para a próxima ronda. Quer as pessoas gostem ou não, estamos a vencer com a nossa forma de jogar e estamos nas meias-finais", concluiu.