Portugal defronta Bielorrússia e Grécia a 13 e 17 de outubro, respetivamente.
Corpo do artigo
Os sub-21 lideram com seis pontos, mais dois que a Grécia, o Grupo G da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2025 e, caso vençam os dois próximos jogos, podem garantir a qualificação ainda antes do último jogo da fase de grupos, em solo grego.
Barcelos e Guimarães, duas cidades do distrito de Braga, foram as escolhidas para receber a equipa das quinas. Desta forma, o Estádio Cidade de Barcelos e o D. Afonso Henriques vão ser os palcos dos embates frente à Bielorrússia e à Grécia.
O apoio aos sub-21 é um forte desejo do presidente da AF Braga, Manuel Machado, que enquanto representante da associação "tudo fará para que as bancadas se encham e se eleve mais alto o nome de Portugal".
O encontro com a Bielorrússia está marcado para 13 de outubro, às 17h30, no Estádio Cidade de Barcelos, jogo que marca novo embate dos comandados de Rui Jorge com os bielorussos, seleção que Portugal venceu por 5-0 no último encontro realizado, em setembro. Trata-se de um regresso a um estádio que traz boas memórias aos portugueses, já que foi em Barcelos que carimbaram a qualificação para o Europeu de 2023 ao vencer a Grécia por 2-1.
"É como muita satisfação e alegria que Barcelos volta a receber um encontro da Seleção Nacional de Futebol sub-21, desta feita, um jogo do calendário da fase de apuramento para o Europeu de 2025. Estas escolhas do estádio Cidade de Barcelos para a realização de encontros internacionais enchem-nos de orgulho e motivam-nos a trabalhar ainda mais no fomento e desenvolvimento de políticas desportivas capazes de mobilizar a nossa juventude", afirma Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, orgulhoso pelo estádio da sua autarquia ser eleito para mais um jogo da Seleção.
Segue-se a Grécia na cidade berço, quatro dias depois da Bielorrússia, jogo que marca o regresso da Seleção a um estádio onde já não jogava desde 2008.
António Miguel Cardoso, presidente do Vitória de Guimarães, demonstra-se também orgulhoso e entusiasmado. "Será com um sentimento de orgulho e gratidão que voltaremos a receber a Seleção Nacional sub-21 no nosso estádio. Os adeptos do Vitória Sport Clube são apaixonados pelo futebol e, por isso, tenho a certeza de que Portugal contará com um forte apoio no jogo frente à Grécia, a 17 de outubro, de apuramento para o Europeu da categoria. Tudo faremos no sentido de promover a partida e de encher o Estádio D. Afonso Henriques", afirma o presidente do Vitória.