Uma grande penalidade convertida por Robert Lewandowski, aos 90+7 minutos, à segunda tentativa, permitiu que o gigante catalão voltasse aos triunfos no campeonato
Corpo do artigo
O Barcelona, com João Cancelo a titular, regressou às vitórias na LaLiga no sábado, vencendo em casa do Celta de Vigo por 2-1 num jogo da 25.ª jornada que só ficou fechado aos 90+7 minutos, quando Robert Lewandowski, à segunda tentativa, bisou na conversão de um penálti.
No final da partida, Xavi preferiu valorizar mais a importância do que a dificuldade do triunfo, que impediu uma aproximação do Atlético de Madrid ao terceiro lugar do campeonato.
“A vitória chegou de forma angustiante, sofrida, mas é bem-vinda pela dedicação de todos os jogadores e pelo esforço da equipa. Em termos de atitude, agressividade e personalidade não posso apontar nada aos jogadores. Na primeira parte estivemos bem e na segunda nem tanto. A vitória ajuda-nos em termos de moral, porque fizemos mais coisas boas do que más. Dominámos na primeira parte, impedindo as transições do Celta, mas na segunda sofremos mais. Mas estamos habituados a ganhar assim esta temporada”, sublinhou, em conferência de imprensa.
“A equipa está muito melhor ao nível defensivo e está bem posicionada no ataque. Competimos melhor do que no dia do Granada [empate 3-3] e creio que demos um passo em frente, mas devíamos ter mantido a baliza a zeros e também nos faltou atacar melhor no último terço”, acrescentou.
De resto, Xavi guardou elogios para o autor do golo da vitória do Barcelona, Lewandowski, que também havia marcado aos 45 minutos.
“Robert está muito motivado, tal como toda a equipa, é emocionante ver a união e o envolvimento de todos os jogadores, apesar do que as pessoas dizem no exterior. Lewandowski está a jogar melhor, não sai da área, deu um passo em frente espetacular e teve a personalidade de voltar a marcar o penálti, porque o guarda-redes se adiantou", enalteceu.
Com a vitória, o Barcelona segue na terceira posição da LaLiga, com 54 pontos, estando provisoriamente a dois do Girona (segundo, com 56) - joga na segunda-feira com o Athletic Bilbau - e a sete do líder Real Madrid (61), que defronta o Rayo Vallecano este domingo, às 13h00. Mais atrás está o Atlético de Madrid, quarto classificado com 51.