Segundo relata o jornal As, o clube não entende a razão de o selecionador espanhol ter decidido utilizar o médio numa partida que serviu apenas para cumprir calendário
Corpo do artigo
A Espanha terminou no domingo a sua participação na qualificação para o Euro’2024 de forma agridoce, vencendo por 3-1 frente à Geórgia numa partida em que Gavi, médio do Barcelona, saiu lesionado aos 26 minutos.
O jovem médio, de 19 anos, sofreu uma lesão num joelho na sequência de um choque com um adversário e tudo aponta para que tenha rompido o ligamento cruzado anterior, ainda que falte a confirmação oficial do emblema catalão.
De qualquer forma, e segundo escreve esta segunda-feira o jornal As, a lesão de Gavi fez com que o próximo adversário do FC Porto ficasse “indignado” com o selecionador Luis de la Fuente, não compreendendo a razão de o jogador não ter sido poupado num jogo que serviu apenas para cumprir calendário.
O médio, juntamente com o central Robin Le Normand, foi um dos poucos nomes que repetiu a titularidade em relação ao outro jogo da Espanha nesta pausa internacional - vitória por 3-1 no Chipre – tendo ainda sido utilizado por De La Fuente em todos os jogos que orientou desde que assumiu o comando da seleção (23 a titular, quatro como suplente utilizado).
No final da partida, o selecionador reagiu à lesão de Gavi com muita consternação, dizendo que o balneário parecia um “funeral” e admitindo que esta foi a “vitória mais amarga” que viveu na sua carreira de treinador.
De volta ao Barcelona, o clube deverá receber uma compensação financeira da UEFA pela ausência prolongada de Gavi, mas o jornal salienta que o clube “nem quer ouvir” falar sobre isso, já que considera que o prejuízo desportivo da sua baixa vai muito além desse valor.
Resta saber se o Barça irá apresentar uma queixa formal contra De La Fuente na Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ou se irá tentar abordar esse assunto internamente.
Recorde-se que o Barcelona recebe o FC Porto no dia 28 de novembro, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.