Foi preciso recorrer a tempo extra, mas os catalães deram a volta à derrota, na primeira mão, em Sevilha, por 2-0
Corpo do artigo
O Barcelona assegurou esta quarta-feira o apuramento para a final da Taça de Espanha, ao operar a reviravolta na eliminatória com o Sevilha e vencer por 3-0, após prolongamento, na segunda mão das meias-finais.
Depois de terem perdido por 2-0 na primeira mão, na Andaluzia, os catalães iniciaram a recuperação na eliminatória aos 12 minutos, com um grande golo do francês Ousmane Dembélé, que desferiu um pontapé colocado de fora de área.
O Sevilha poderia ter sentenciado a passagem à entrada para o último quarto de hora, só que o guarda-redes Ter Stegen defendeu uma grande penalidade do argentino Lucas Ocampos e manteve o Barcelona na corrida ao apuramento.
Já com o português Francisco Trincão em campo, os blaugrana acabaram mesmo por capitalizar o falhanço de Ocampos e empatar a eliminatória em tempo de compensação, numa altura em que o Sevilha jogava com dez elementos, por expulsão do médio Fernando, ex-jogador do FC Porto.
O central Gerard Piqué subiu à área andaluza e carimbou o 2-0, aos 90+4 minutos, dando o melhor seguimento a um cruzamento do francês Antoine Griezmann, que tinha entrado no decorrer do segundo tempo.
No prolongamento, o dinamarquês Martin Braithwaite, que tinha sido lançado no jogo juntamente com Trincão, dilatou a vantagem, aos 95 minutos, e assegurou a qualificação do Barça, que vai disputar a final da Taça do Rei de Espanha pela 42.ª vez na história.
O conjunto catalão, que venceu o troféu em 30 ocasiões, fica agora à espera do adversário que vai encontrar na final, que sairá do confronto entre Athletic Bilbau e Levante, que jogam a segunda mão das meias finais esta quinta-feira, após o empate 1-1 registado no primeiro duelo.