Autogolo bastou para o "Barça" vencer na visita ao penúltimo da Liga espanhola
Corpo do artigo
Um autogolo salvou este sábado o Barcelona de novo resultado negativo frente ao aflito Leganés, com os catalães a consolidarem a liderança da Liga espanhola de futebol, à 31.ª jornada.
O "Barça", que não perde para o campeonato desde 21 de dezembro, regressou aos triunfos, depois de ter empatado em casa com o Bétis na ronda anterior, graças a um autogolo de Jorge Sáenz.
Após a derrota na primeira volta, o Barcelona queria hoje vingar o desaire, mas, na primeira parte, o golo nunca esteve iminente, com o Leganés a suster com efetividade as ofensivas dos visitantes.
Foi preciso esperar pelo minuto 48 para o "Barça" quebrar, finalmente, a resistência do penúltimo classificado: Jorge Sáenz esticou-se para evitar que o cruzamento de Raphinha chegasse a Lewandowski e fez autogolo.
Os catalães, ainda privados do lesionado Dani Olmo, entraram determinados na segunda parte, mas não conseguiram voltar a marcar, saindo do terreno do Leganés com o mesmo resultado aplicado pelo penúltimo classificado no jogo da primeira volta.
Apesar das dificuldades, o Barcelona reforça a liderança do campeonato, à espera do desfecho da visita de domingo do Real Madrid ao Alavés.
Os "azulgrana" somam 70 pontos, mais sete do que os "blancos", que são segundos na La Liga. Já o Leganés, está na 19.ª e penúltima posição, com 28, menos um do que o Las Palmas, que hoje surpreendeu o Getafe (3-1), com um bis do português Fábio Silva.
Os madrilenos até começaram melhor, adiantando-se no marcador logo aos 19 minutos, através do defesa paraguaio Omar Alderete, mas viram a tarefa complicar-se com a expulsão de Diego Rico, com vermelho direto, aos 33.
Na segunda parte, os visitantes, já sem Dário Essugo em campo – o jogador emprestado pelo Sporting, e que vai rumar ao Chelsea na próxima temporada, foi substituído ao intervalo -, chegaram ao empate, graças a Fábio Silva.
O avançado português, com um remate à meia volta entre os defesas adversários, fez o 1-1, aos 53 minutos. O Las Palmas explorou bem a sua superioridade numérica e marcou o segundo, através de Oliver McBurnie (61).
A lutar pela permanência na LaLiga, os insulares chegaram ao 3-1, com Fábio Silva a fazer um "chapéu" ao guarda-redes David Soria, aos 74 minutos.
Emprestado pelo Wolverhampton, o jogador luso chegou aos 10 golos na Liga Espanhola, num jogo em que o seu compatriota Domingos Duarte completou os 90 minutos no Getafe.
Na classificação, o Las Palmas é 18.º classificado, estando a um ponto do Alavés, primeiro equipa a "salvo". Já o Getafe é 11.º, com 39.
Também hoje, o Maiorca, com Samu Costa no onze, venceu por 2-0 na visita à Real Sociedad, ultrapassando os bascos na tabela – são, respetivamente, oitavo e nono, fora dos lugares europeus.
Com os mesmos 43 pontos dos maiorquinos está o Celta de Vigo, que é sétimo e pode ver o Bétis distanciar-se no sexto lugar, o último de acesso à Europa, depois de hoje ter perdido em casa com o Espanhol, por 2-0.
Os galegos estão a cinco pontos dos sevilhanos, que no domingo recebem o Villarreal, enquanto o Espanyol é 14.º, com 35.
Veja o autogolo que valeu a vitória ao Barcelona: