
Lamine Yamal marcou um dos golos
EPA
Barcelona sofreu com o Alavés, mas subiu provisoriamente a primeiro da La Liga
Corpo do artigo
O Barcelona entrou este sábado a perder na 14.ª jornada da Liga espanhola, mas deu a volta ao Alavés para vencer por 3-1 e assumir, provisoriamente, a liderança do campeonato.
Em desvantagem logo no primeiro minuto, os catalães protagonizaram a reviravolta ainda antes do intervalo, ascendendo assim ao primeiro lugar da La Liga, que comandam com 34 pontos, mais dois do que o Real Madrid.
Os madridistas jogam apenas no domingo, na visita ao Girona, que está em zona de despromoção.
No novo Camp Nou, o Barça viu-se a perder logo no primeiro minuto: após uma falha de marcação da defesa culé, Victor Parada amorteceu para Pablo Ibáñez, que fez o 1-0.
A reação da equipa da casa não tardou e o estelar Lamine Yamal empatou sete minutos depois, fazendo o quinto golo na La Liga.
A remontada foi concretizada aos 27 minutos, com Dani Olmo a finalizar uma jogada de Raphinha, de regresso definitivo ao onze após lesão.
Mesmo antes do intervalo, Yamal teve uma oportunidade clara para marcar, mas, na cara do guarda-redes Sivera, rematou ao lado.
O Barcelona ameaçou (e muito) na segunda parte, no entanto a bola teimava em não entrar, com o Alavés a estar mesmo perto do empate - Joan Garcia negou o golo com uma grande defesa.
O guarda-redes foi tão crucial no triunfo culé como Dani Olmo, que, assistido por Lamal, tranquilizou finalmente a equipa da casa com um bis nos descontos (90+3).
No outro encontro hoje disputado, o Maiorca, com o português Samu Costa no onze, empatou em casa com o Osasuna.
Numa partida que começou com uma homenagem ao tenista local Rafael Nadal, o rei da terra batida e vencedor de 22 títulos do Grand Slam, os maiorquinos estiveram a vencer por 2-0, com "bis" de Muriqui, mas deixaram-se empatar já depois dos 80 minutos, com o camaronês Flavien Boyomo a fazer o 2-2 nos descontos.
O Maiorca é 15.º do campeonato espanhol, com 13 pontos, estando atrás do Alavés e somando mais um ponto do que o Osasuna, posicionado dois lugares mais abaixo.

