O clube catalão foi acusado de suborno, sendo que a sua entrada na presente edição da Champions foi de forma provisória, com a UEFA a reservar o direito de decidir mais à frente sobre a sua admissão definitiva ou exclusão
Corpo do artigo
A participação do Barcelona na Liga dos Campeões está em risco depois de o clube e os ex-presidentes Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, bem como o antigo dirigente da arbitragem espanhola José María Enríquez Negreira e o seu filho, serem acusados de suborno pelo juiz de instrução do "Caso Negreira".
O Barcelona é adversário do FC Porto no Grupo H, juntamente com o Antuérpia e o Shakhtar Donetsk. Mas a sua admissão na presente edição da competição foi apenas concedida de forma provisória pela UEFA, que reservou o direito de tomar uma decisão definitiva mais tarde.
Segundo publicam em Espanha, os avanços na investigação do "Caso Negreira" podem ter consequências duras para o Barcelona. Poderá haver duas formas de sancionar o Barcelona, pela via disciplinar, mais demorada, ou pela exclusão de provas da UEFA, mais imediata.
"O Barcelona é admitido provisoriamente a participar nas competições. O organismo reserva-se o direito de tomar uma decisão futura sobre a admissão/exclusão das competições de clubes da UEFA. O Barcelona tem a obrigação de manter o organismo informado sobre a evolução das investigações em curso de uma forma proactiva e de fornecer todos os documentos e informações solicitados", declarou a UEFA no seu comunicado de 27 de julho.
Segundo o AS, a UEFA prefere aguardar por uma sentença da justiça espanhola antes de tomar uma decisão final. A Comissão de É tica e Disciplina do organismo, porém, poderá determinar decisões imediatas.
O Barcelona de João Félix e João Cancelo visita o Dragão no dia 4 de outubro, na segunda jornada do Grupo H. Um eventual afastamento do clube blaugrana da Liga dos Campeões seria nefasto para o clube, que nos últimos anos se debate com problemas financeiros.
17086678
17087860