O objetivo será distribuir correta e automaticamente o dinheiro destinado aos clubes formadores.
Corpo do artigo
A FIFA colocará em marcha a automatização da distribuição e do pagamento do dinheiro da formação entre os clubes, que deverá ser colocada em prática no próximo mercado de inverno.
Na base desta decisão está a preocupação de que o dinheiro que move as transferências no futebol tenha o destino correto, principalmente o que diz respeito ao mecanismo de solidariedade - compensação paga aos clubes de formação. O objetivo da organização é que os clubes recebam quatro vezes mais do que o que recebem neste momento.
Para esse efeito, diz o diário desportivo espanhol "Marca", criará a "Clearing House" ("Câmara de Compensação"), uma entidade independente mas controlada pela FIFA, que será responsável pelo processo de pagamento dos direitos de formação entre todos os clubes do mundo.
11148393
O objetivo será distribuir correta e automaticamente as taxas aos clubes formadores, com base num sistema global de passaportes eletrónicos dos jogadores e em conformidade com os regulamentos financeiros nacionais e internacionais, incluindo as leis aplicáveis contra a lavagem de dinheiro. Prevê-se o pagamento de cerca de 360 milhões de euros por ano através da "Câmara de Compensação", que realizará mais de 14 mil operações.
Todos os jogadores terão um passaporte eletrónico no qual aparecerá o historial competo, com todas as equipas e associações pelas quais passaram e que será imprescindível para qualquer operação.