Balde de água fria no Inter campeão: presidente pede que abdiquem de salários
O Inter acaba de sagrar-se campeão italiano, mas a Suning, que detém a maioria do capital da sociedade, não esconde dificuldades financeiras. Acordo é difícil e Conte cancelou conferência.
Corpo do artigo
O Inter recebeu sábado a Sampdória no primeiro jogo após a conquista do scudetto e viveu-se um clima de festa fora do Estádio Giuseppe Meazza, com uma grande receção dos adeptos. Mas a euforia durou pouco, pelo menos entre o plantel e equipa técnica, a quem foi proposto abdicar dos dois meses de salários em atraso. Já se sabia há algum tempo das dificuldades financeiras que a sociedade - detida maioritariamente pela chinesa Suning - atravessa, mas o balde de água fria chegou na segunda-feira.
Steven Zhang, presidente do clube e filho de Zhang Jindong (dono da Suning), chegou na segunda-feira ao final da manhã ao centro de treinos, em Appiano, acompanhado do CEO Giuseppe Marotta e do administrador delegado Alessandro Antonello. Terminada a sessão de treinos conduzida por Antonio Conte, os dirigentes reuniram-se com a equipa técnica e todo o plantel e, segundo informa a "Gazzetta dello Sport", após traçarem um quadro financeiro negro do clube e em geral no mundo do futebol, pediram a todos que abdicassem dos dois meses de salários que estão em atraso, os quais terão um custo de 25 M€ para o Inter.
Presidente do Inter reuniu-se com o plantel e técnicos para pedir-lhes que abdicassem de salários
Uma situação que não terá sido bem acolhida - até por ter sido noticiado na semana passada que haveria cortes - e que poderá implicar algumas negociações individuais nos próximos dias. O Inter estará obrigado, diz o jornal desportivo de Milão, a baixar em cerca de 15 por cento a massa salarial até ao final de junho.
Entretanto, o treinador Antonio Conte, que ainda na semana passada evitara falar sobre o seu futuro, cancelou a conferência de Imprensa prevista para esta terça-feira, véspera da receção à Roma, certamente para evitar falar do delicado tema do momento.
Refira-se que, face às dificuldades financeiras, os donos do Inter estarão a negociar um empréstimo entre 250 e 270 M€ com um de dois fundos norte-americanos.