Seleção da Oceânia compete na AFC e completa a lista de países que se qualificam de forma direta
Corpo do artigo
Depois de Irão, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia e Japão, a Austrália conseguiu a última vaga de acesso direto ao Mundial'2026 em disputa na AFC, ao bater na última jornada do Grupo C a Arábia Saudita, por 2-1, com reviravolta no marcador. Será a sétima presença e a sexta consecutiva da Austrália em Mundiais.
Os australianos entraram na última ronda com três pontos de avanço sobre os sauditas e só uma goleada os poderia afastar da qualificação direta. A Arábia Saudita entrou a ganhar (Al Oboud, 19'), mas Metcalfe (42') e Duke (48') deram a volta ao marcador.
Trata-se de um duro golpe para a Arábia Saudita, após o elevado investimento no futebol nos últimos anos e depois de, no Mundial de 2022, no Catar, ter sido a única seleção a vencer a campeã Argentina.
A Arábia Saudita, contudo, poderá ainda alcançar a qualificação, através de eliminatórias e play-off.
Na classificação, a Austrália terminou no segundo lugar, com 19 pontos, atrás do apurado Japão, que fechou com 23, e à frente de Arábia Saudita (13) e Indonésia (12), que seguem para a quarta fase de apuramento, China (nove) e Bahrain (seis).
A Austrália, 11.ª no Mundial2022, aumentou para oito o lote de seleções qualificadas, juntando-se a Argentina (América do Sul), Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceânia).
A 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol realiza-se de 11 de junho a 19 de julho de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México, que vão disputar a prova como anfitriões.