
.
AFP
Esta semana regressam as competições europeias e as equipas portuguesas entram em ação com o objetivo de se qualificarem nas respetivas provas e de darem uma ajuda para que Portugal ultrapasse os Países Baixos no ranking da UEFA
Além da luta pelo apuramento que cada uma das quatro equipas portuguesas trava, há um desígnio coletivo que está dependente dos desempenhos de Sporting, Benfica, FC Porto e Braga. Falamos da pontuação para o ranking da UEFA, com Portugal envolvido numa disputa com os Países Baixos pelo sexto lugar.
Portugal está em sétimo lugar, o que lhe dá direito a ter duas equipas na Liga dos Campeões, duas na Liga Europa e uma na Liga Conferência, mas caso consiga ultrapassar, ainda esta época, os neerlandeses no sexto lugar, ganha o direito a ter mais uma equipa na Champions em 2027/28.
As equipas lusas somaram até agora mais 2,788 pontos do que as dos Países Baixos e para a ultrapassagem precisam de recuperar mais 2,496 pontos. Difícil, mas não impossível.
Na Champions, Ajax defronta Villarreal e o PSV vai a Newcastle. Na Liga Europa e na Liga Conferência, Utrecht (defronta Genk), Go Ahead Eagles (Nice), Feyenoord (Sturm Graz) e AZ (Noah) têm adversários mais acessíveis.


