Equipa de Bérgamo não disputava a final desde 1995/96 e conquistou a prova apenas uma vez, em 1963.
Corpo do artigo
A Atalanta apurou-se esta quinta-feira para a final da Taça de Itália, ao vencer a Fiorentina, em casa, por 2-1, no jogo da segunda mão das meias-finais. Na primeira mão, no dia 27 de fevereiro, a equipa orientada por Gian Piero Gasperini, treinador de 61 anos, empatara em Florença a três golos.
A formação de Bérgamo conseguiu assim repetir a proeza de de 1995/96, época em que estivera pela última vez na final da Taça de Itália e na qual perdeu, curiosamente, com a Fiorentina, ao fim de duas mãos (0-1 na primeira e 0-2 na segunda).
No encontro desta quinta-feira, a Fiorentina, de Vincenzo Montella, adiantou-se no marcador aos 3', por intermédio do colombiano Luis Murile, mas Ilicic, médio que em 2017 foi contratado precisamente à Fiorentina, empatou aos 14' no conversão de um penálti. O médio esloveno seria determinante na reviravolta do marcador ao fazer a assistência para o argentino Alejandro Gomez assinar, aos 69', o 2-1.
Na final da Taça de Itália, a 15 de maio, no Estádio Olímpico de Roma. a Atalanta vai defrontar a Lazio que eliminou o Milan nas meias-finais, ao empatar 0-0 na primeira mão e vencer na segunda, por 1-0.