Astana: neve, um treinador conhecido e um jogador a ter em conta pelo Sporting
Sporting vai defrontar o Astana nos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, um clube apenas fundado em 2009, mas que é tetracampeão do Cazaquistão.
Corpo do artigo
O Sporting vai defrontar o Astana nos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, um clube apenas fundado em 2009, mas que é tetracampeão do Cazaquistão e promete dificultar a vida aos leões no jogo em casa. Sem grande historial no futebol europeu, o Astana destacou-se em 2015 quando se apurou pela primeira vez para a fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo na altura defrontado o Benfica.
Após uma viagem de oito horas para chegar ao Cazaquistão, os encarnados acabaram apenas por alcançar um empate (2-2), mas redimiram-se mais tarde com um triunfo por 2-0 em Lisboa.
A deslocação até ao Cazaquistao deverá mesmo ser a principal adversidade que a formação de Jorge Jesus vai encontrar nesta eliminatória. Além das longas horas de voo, o Sporting vai ter que lidar com temperaturas bem negativas e com o relvado sintético da Arena Astana, recinto coberto que leva cerca de 30 mil espectadores.
Os campeões cazaques, que têm um plantel com jogadores praticamente desconhecidos da ribalta europeia, são comandados pelo búlgaro Stanimir Stoilov, que enquanto jogador passou pelo futebol português, entre 1995 a 1997, pelo Campomaiorense.
Na frente de ataque, destaca-se o congolês Kabananga, principal goleador da equipa, tendo marcado três golos na fase de grupos da Liga Europa e 19 na campanha do tetracampeonato.
Para estar nos 16 avos de final, o Astana alcançou o segundo posto do Grupo A, atrás dos espanhóis do Villarreal.
O primeiro encontro realiza-se no Cazaquistão, e a segunda mão no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Os encontros dos 16 avos de final realizam-se a 15 e 22 de fevereiro de 2018.