Aspas e uma oferta que parecia "fantástica": "Tinha de investir 300 mil euros..."
O avançado do Celta de Vigo contribuiu para um guia que pretende ajudar desportistas de alto nível a não se deixarem enganar por propostas aparentemente infalíveis de investimento
Corpo do artigo
A firma internacional PKF Attest, dedicada a contabilidade, lançou esta quarta-feira um novo guia fiscal que pretende ajudar os futebolistas profissionais a gerir o seu dinheiro, contando para isso com dicas financeiras e histórias de alguns jogadores.
Um dos jogadores que contribuíram para este guia foi Iago Aspas, avançado internacional espanhol do Celta de Vigo, que salientou que quando os jogadores costumam receber uma proposta de investimento, as perspetivas de retorno são sempre de deixar água na boca.
“Quando te apresentam uma oportunidade de negócio, só há boas perspetivas e grandes números. Parece que ou investes naquele momento ou a oportunidade escapa. Lembro-me de uma proposta de investimento que me parecia fantástica. Tinha de investir aproximadamente 300 mil euros num negócio que, ao fim de uns meses, me devolvia o investimento e produzir-me-ia uma rentabilidade impressionante”, começou por contar, revelando que tudo não passava de uma ilusão.
“Quase por acaso, falei desse tema numa conversa com assessores e apresentei-lhes a operação. Eles rapidamente abordaram o assunto com muita seriedade. Falaram com os promotores do negócio, analisaram os números, as responsabilidades que assumia e as possibilidades de êxito. Foram categóricos, investir ali de forma planeada tinha um ponto de loucura. Os números do plano de negócios careciam de rigor, portanto, a rentabilidade afundava, existindo uma alta probabilidade de perder o que investia”, explicou, rematando: “Finalmente, tomei a decisão de não investir. Essa experiência serviu para me dar conta do fácil que é perder quantidades importantes de dinheiro”.
De acordo com o guia para o qual Aspas contribui, os desportistas de elite chegam a perder ao longo da sua vida não menos do que um terço da sua fortuna em gastos evitáveis.