Aspas e Cláudio Giráldez, os heróis, Vigo enlouquece e brinda equipa com grande festa
Celta protagonizou última presença na Europa em 2016/17, chegando às meias-finais da Liga Europa, e o regresso foi muito comemorado com desfile da equipa de autocarro e concentração de adeptos na Praça América. Mar de gente fiel a uma equipa que fez sucesso com um treinador da casa e 14 canteranos.
Corpo do artigo
O apuramento europeu do Celta, passaporte ficou garantido para a Liga Europa em função do 7º lugar, deixou um rasto de alegria em Vigo, num turbilhão de emoção que veio de Madrid, onde a equipa materializou o seu desígnio diante do Getafe. A cidade viguesa brindou os jogadores com receção uma calorosa, impactante e para a história, começou no aeroporto com uma paixão transbordante e este domingo sucederam-se os tributos e os festejos, tendo a equipa desfilado de autocarro, curiosamente de matrícula portuguesa, perante o gáudio dos adeptos, rendidos a uma equipa com um jovem treinador da casa, Cláudio Giráldez, um largo leque de canteranos, 14, e um herói de sempre, a maior lenda do clube, Iago Aspas, não esquecendo o trabalho de aproximação feito pela presidente Marián Mouriño, que ativou a relação com várias campanhas de apelo à identidade, criando fortíssimas mobilizações ao longo da época para os Balaídos.
Na comemoração do lugar na UEFA, um autocarro desfilou pela cidade com os protagonistas, Aspas no coração de todos - o presidente da autarquia prometeu uma estátua semelhante a Bobby Charlton em Manchester - apalpando-se tremenda onda de satisfação e excitação, coroando-se a época mágica com uma confraternização dos vigueses com o elenco na Praça América, que abarrotou largas horas numa comunhão verdadeiramente assinalável, onde também foi entoado o hino do centenário 'Oliveira de Cen Anos'. Recorde-se que o Celta já havia tido uma oportunidade para fazer a festa na receção ao Rayo Vallecano, numa tarde marcada por denso arraial junto aos Balaídos, pretensão traída por desfecho amargo nas quatro linhas. Com golos de Borja Iglesias e Iago Aspas, o Celta vingou-se desse falhanço e operou reviravolta festejada por 3000 adeptos que se deslocaram ao Coliseum, a casa do Getafe. Vigo foi das cidades mais felizes este domingo, e o Celta até se poderá cruzar com vizinhos como o Braga e FC Porto na próxima Liga Europa. Em 2016/17, na sua última presença, foi semi-finalista, perdendo para o Manchester United, de José Mourinho.