As mais-valias José Mourinho, Rafa e João Mário: "O impacto foi enorme..."
Fredy feliz pelo reforço do prestígio da Liga Turca com grandes apostas dos principais emblemas - veja-se a chegada de Mourinho ao Fenerbahçe, de Rafa e João Mário ao Besiktas, ou Osimhen ao Galatasaray.
Corpo do artigo
Fredy no seu terceiro clube na Turquia, agradado pela chegada a Bodrum, após ter sido treinado por Turan. Já com muito futebol jogado na Turquia, o médio explica também a mudança do Eyupspor para o Bodrumspor.
Essa longa vida na Turquia reflete um jogador feliz na sua plenitude?
-No início não foi fácil, felizmente consegui adaptar-me bastante bem ao futebol e cultura do país. Amo viver aqui na Turquia, estive no Antalyaspor quatro épocas e meia e foram magníficas, sei que deixei uma história rica e notou-se, quando saí, o carinho e agradecimento de todos por mim. Em termos familiares foi lindo, o meu filho mais novo nasceu na cidade e sempre nos sentimos em casa. Na época passada estive no Eyupspor, um clube novo com uma ambição enorme e tive a felicidade de trabalhar com o Arda Turan, uma pessoa com coração enorme, que irá ter futuro brilhante. Conseguimos fazer história subindo e batendo recordes. A adaptação a Istambul, uma cidade cheia de vida, não foi fácil. Gerou stress diário, por causa da escola e tinha pouco tempo útil ao lado dos meus filhos. Por isso, decidi mudar-me para Bodrum.Conhecia o valor do grupo, conhecia jogadores e pessoas de lá. Foi a decisão certa.
Chegaram Mourinho, Rafa e João Mário e vê-se um futebol turco com mais estrelas esta época. É algo que promete?
-O mercado trouxe grandes surpresas. O campeonato turco tem evoluído bastante a cada ano e o poder financeiro ajuda claramente. É muito bom poder defrontar esses jogadores que estão em fases boas das suas carreira, isso melhora muito a nossa Liga. Espero um nível muito forte do Galatasaray e do Fenerbahçe, mas este ano o Besiktas também vai estar na luta. Adoro os portugueses que chegaram, será excitante e motivante jogar contra os melhores e colocarmos à prova às nossas qualidades. Será bom rever Rafa e João Mário e termos algum tempo para falar. Quero perceber a adaptação deles e dar dicas do que é a minha experiência.
Por causa do Mourinho parou tudo! E de Rafa e João Mário o que se espera?
-O impacto foi enorme. Estamos a falar de um dos melhores treinadores da história. Muitos continuaram a inspirar-se no trabalho dele e nos efeitos. O Rafa, desde que chegou, mostrou logo seu valor, é um jogador de nível superior e uma grande mais-valia. O João Mário é muito inteligente e vai saber adaptar-se a um futebol mais intenso.
Que grandes amigos da lusofonia foi tendo na Turquia?
- Castro, Miguel Lopes mas, principalmente, o Djalma. O Beto também me deu me muita força. Agora tenho o Diogo Sousa e Pedro Brazão como colegas. Mas também estão o João Camacho e o Marcos Silva. Sem esquecer o Marco Paixão e o Amilton, com quem mantenho uma relação muito forte, viemos juntos para a Turquia.