As contas do título em Inglaterra: Liverpool espera milagre, City tenta dobradinha
Para pôr fim a jejum de 29 anos, Liverpool tem de vencer os Wolves e esperar por deslize do Manchester City em Brighton
Corpo do artigo
A Premier League 2018/19 chega hoje ao fim - os dez jogos da jornada 38 têm início às 15h00 - e, justificando o facto de ser considerada a melhor liga do mundo, terá emoção garantida.
Com as descidas já decididas - caíram Huddersfield, Fulham e Cardiff -, é a luta pelo título que vai deixar milhões de pessoas em Inglaterra e por todo o mundo atentas ao que se vai passar nos estádios Falmer, em Brighton, e Anfield, em Liverpool.
O Manchester City, campeão na época passada com um recorde de cem pontos na liga inglesa, lidera a prova com 95, apenas mais um que o Liverpool. Os citizens jogam fora no terreno do 17.º classificado e procuram a 14.ª vitória seguida na Premier League para assegurarem o primeiro bicampeonato no seu palmarés e sexto título de sempre. De qualquer, até podem nem precisar de vencer (ver texto ao lado).
O City procura o primeiro bicampeonato e pode também fazer a primeira dobradinha do seu palmarés
Já vencedora da Supertaça e Taça da Liga, a equipa de Bernardo Silva irá jogar ainda a final da Taça, contra o Watford, o que lhe pode dar uma também inédita dobradinha. Sinais de que o City, com três campeonatos ganhos desde 2012, tem vindo a conquistar o papel dominador que já foi do rival United.
Cinco dias depois de operar uma reviravolta histórica ante o Barcelona - vitória por 4-0 em Anfield - para se apurar para a final da Champions, o Liverpool e o seu treinador, Jurgen Klopp, sonham com mais um milagre que permita pôr um ponto final no jejum de 29 anos que os reds enfrentam na liga inglesa. Ao Liverpool não chega vencer o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo - é quase impensável que o empate permita ultrapassar o City, mesmo que este perca -, tendo sempre de esperar por uma ajuda do Brighton.
A melhor liga do mundo decide-se ao sprint na última jornada
Mas atendendo à época dos Wolves e aos problemas que têm criado aos clubes do topo da tabela, o Liverpool tem bons motivos para não pensar demasiado no jogo do rival e concentrar-se em fazer aquilo a que está obrigado para atingir os seus objetivos. Refira-se que se ganhar, a equipa de Klopp fará 97 pontos e pode terminar a época em segundo lugar, com a terceira maior pontuação de sempre que uma equipa alcançou na história da liga inglesa.
Lusos já não sobem mais
Treinado por Nuno Espírito Santo, o Wolverhampton já garantiu o sétimo lugar seja qual for o resultado que obtenha na última jornada em Anfield. Na época de regresso à Premier League, o balanço é altamente positivo para técnico e jogadores - entre os quais se encontram os portugueses Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro e Diogo Jota - dos Wolves, cuja qualificação para a próxima edição da Liga Europa depende apenas de o Manchester City erguer a Taça de Inglaterra no dia 18, no Estádio de Wembley.
Quanto ao Everton, de Marco Silva, ocupa nesta altura o oitavo lugar e vai ao terreno do Tottenham tentar segurar a posição, tendo mais dois pontos que o Leicester.
AS CONTAS DO TÍTULO
O Man. City é campeão se: fizer resultado igual ao melhor que o Liverpool OU perder por menos de quatro golos de diferença e o Liverpool empatar.
O Liverpool é campeão se: ganhar e o Man. City perder ou empatar OU empatar e Man. City perder por mais de quatro golos
Haverá um play-off se: o Man. City perder por 4-0 e o Liverpool empatar 4-4; ou perder por 5-1 e o Liverpool empatar 5-5, e assim sucessivamente.