Artur Jorge e o Euro'2024: "Temos uma Seleção muito forte e ambição de ser campeões"
Treinador português do Botafogo falou das possibilidades de Portugal ser campeão europeu
Corpo do artigo
Artur Jorge, treinador do Botafogo, foi entrevistado no programa televisivo "Seleção Sportv", onde abordou, entre outros assuntos, a importância de Cristiano Ronaldo para Portugal e os portugueses e a ambição da Seleção de conquistar o Euro'2024.
"[Ronaldo] É para os portugueses um grande exemplo, de superação tendo em conta o seu início de carreira e a forma como aos 13 anos sai de casa e vai para Lisboa em busca de um sonho. De superação por aos 18 anos fazer parte de um dos maiores clubes europeus, o Manchester United, com a responsabilidade de fazer esquecer lendas do futebol mundial. E também um exemplo da sua ambição desmedida, no bom sentido. É um jogador que claramente vemos e sentimos que está na fase decrescente da sua carreira, mas continua a ter o sonho e ambição de um jovem de 20 anos. É um tremendo exemplo e eu jamais discuto gostos. Mas é um exemplo para quem pensa futebol, para quem procura ter sucesso e para quem acima de tudo procura ter ambição de ser um ganhador e de ter o seu nome registado na história por onde quer que passe. Eusébio? Não tive oportunidade de ver Eusébio a jogar, mas falamos de contextos diferentes. Falamos agora de Vinícius ou Pelé. É muito controverso. Nos seus momentos foram os melhores. Nesta altura temos Ronaldo como exemplo, como tivemos Eusébio uma referência para aqueles que, de gerações anteriores, viam aquele que era o melhor jogador português", considerou a propósito da carreira de Cristiano Ronaldo.
Artur Jorge comentou ainda as chances de Portugal ser campeão europeu: "Melhor geração portuguesa da história neste Europeu? Começamos por ter uma geração que abandonou muito cedo o futebol português e o facto de terem jogado no top-5 de campeonatos europeus, com disputas constantes de Champions, Liga Europa, Europeus e Mundiais, deu uma bagagem muito grande e aumentou a competitividade. Ou seja, para poder entrar na Seleção portuguesa, ao dia de hoje é preciso ter um nível de exigência e de excelência muito elevado. E isso faz com que possamos ter uma seleção muito forte... e poder ter uma Seleção com ambição de poder ser campeão europeu."