Arteta vê Ancelotti como "inspiração" e diz: "Se tivesse de convencer os jogadores..."
Declarações do treinador do Arsenal na antevisão ao jogo da primeira mão dos quartos de final da Champions
Corpo do artigo
Mikel Arteta elogiou Carlo Ancelotti e disse que é o treinador “com a história mais bonita” por ter ganho tanto em diferentes países e pela “calma e naturalidade” com que o conseguiu.
"Ancelotti é uma inspiração, há duas coisas com ele. Penso que é o treinador com a história mais bonita de todos, porque conseguiu ganhar muito e de uma forma muito particular, em diferentes países e, acima de tudo, fê-lo com calma e naturalidade, com o lado humano, o que num ambiente de tanta pressão é muito difícil", afirmou o treinador do Arsenal na antevisão ao jogo da primeira mão dos quartos de final da Champions.
Os "gunners", que não chegam às meias-finais da Liga dos Campeões desde 2009, enfrentam o Real Madrid como a sua última oportunidade esta época para levantar o troféu. "Estou muito convencido de que podemos ganhar. Foi por isto que comecei a jogar futebol, foi por isto que comecei a treinar, é por isto que este tipo de jogos é uma grande oportunidade para criar a nossa própria história. Este é o sítio onde queremos estar, onde devemos estar regularmente. Os jogadores estão convencidos, se eu tivesse de os convencer, estaríamos em apuros. Competimos contra os grandes nos últimos dois anos, por isso podemos voltar a fazê-lo", vincou.
O Real Madrid chega a este jogo depois de uma derrota surpreendente frente ao Valência na La Liga, mas Arteta não acredita que isso tenha grande influência. "Quando analiso o Madrid, analiso-o no contexto em que nós vamos estar. Se nos beneficiar (a derrota), perfeito, mas não a podemos controlar, esperamos sempre o melhor Real Madrid", disse.
A bola parada poderá ter um papel importante na eliminatória, uma vez que o Arsenal é, desde há anos, um dos mais eficazes neste domínio. "Nas fases a eliminar, as bolas paradas representam 33% dos golos marcados, pelo que para todos é determinante. É uma arma para nós e para eles também; contra o Valência marcaram e sofreram um golo assim", reagiu.
A primeira mão está marcada para Londres, com início às 20h00 de terça-feira.