Arsenal, Roma, Manchester United e Villarreal confirmam lugar na meia-final da Liga Europa
A final da Liga Europa está marcada para 26 de maio, na Arena Gdansk, na Polónia.
Corpo do artigo
O Arsenal precisou de seis minutos para resolver uma eliminatória complicada frente ao Slavia de Praga, na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, enquanto Roma, Manchester United e Villarreal confirmaram o seu favoritismo.
Depois do empate a um golo em Londres, previa-se uma segunda mão difícil para o Arsenal, em Praga, frente a uma equipa que tinha deixado pelo caminho nos oitavos de final os escoceses do Rangers, mas os gunners precisaram apenas de seis minutos para marcarem três golos e arrumarem com a questão sobre quem seguiria em frente.
O carrasco do Benfica na competição fez três golos quase de rajada, aos 18, 21 e 24 minutos, por Nicolas Pépé, Alexandre Lacazette (penálti) e o jovem Bukayo Saka, de 19 anos, respetivamente, e deixou a equipa checa sem hipóteses de reação.
Na segunda parte, os londrinos ainda chegaram ao quarto golo, aos 77 minutos, com internacional francês Lacazette a bisar.
Muito mais dificuldades enfrentou a Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca, para eliminar o Ajax, a despeito da vitória por 2-1 trazida de Amesterdão, tanto mais que a equipa holandesa se adiantou no resultado aos 49 minutos, pelo jovem Brian Brobby, avançado de 19 anos, que tinha entrado após o intervalo a render o brasileiro Antony.
As coisas complicaram-se ainda mais para a equipa de Paulo Fonseca quando Dusan Tadic, aos 56 minutos, introduziu a bola pela segunda vez na baliza romana, valendo à Roma o vídeoárbitro (VAR) que descortinou uma falta a anteceder o remate do avançado sérvio.
O Ajax precisava de chegar ao segundo golo para assegurar o apuramento, mas quem marcou foi mesmo a Roma, pelo ponta de lança bósnio Edin Dzeko, e teve que sofrer na ponta final o assédio dos holandeses em busca do golo que forçaria o prolongamento.
Em Old Trafford, o Manchester United, que trazia um confortável 2-0 da primeira mão, voltou a vencer os espanhóis do Granada, pelo mesmo resultado, que começou a ser "construído" logo aos seis minutos, pelo avançado uruguaio Edinson Cavani, e seria "selado" ao minuto 90, através de um autogolo do central Jesus Vallejo.
O internacional português Bruno Fernandes foi titular e acabou por ser substituído já na segunda parte, aos 73 minutos, pelo regressado espanhol Juan Mata.
A outra equipa espanhola teve destino distinto, já que o Villarreal não sentiu especiais dificuldades em afastar da prova o Dínamo de Zagreb, surpreendente "carrasco" do Tottenham, de José Mourinho, na eliminatória anterior, vencendo por 2-1, depois de já ter trazido uma vitória por 1-0 da capital croata.
O Villarreal arrumou a questão ainda na primeira parte, com dois golos, o primeiro por Paco Alcácer, aos 36 minutos, e o segundo aos 43, por Gerard Moreno, passando a gerir a vantagem na segunda parte sem sobressaltos, nem mesmo quando Mislav Orsic, herói da eliminação do Tottenham, reduziu, aos 74 minutos.
Nas meias-finais, marcadas para 29 de abril e 06 de maio, o Manchester United enfrenta a Roma, com a primeira mão a ser disputada em Inglaterra, e o Villarreal vai medir forças com o Arsenal, recebendo a equipa inglesa no primeiro jogo.
A final da Liga Europa está marcada para 26 de maio, na Arena Gdansk, na Polónia.