
Gyokeres marcou
AFP
Já o Sporting alcançou a continuidade na prova, resta saber se diretamente para os "oitavos" ou para o play-off
Leia também Homem incendiou estátua de Ronaldo no Funchal: assista ao vídeo
O Arsenal acedeu esta terça-feira aos oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting garantiu a continuidade em prova, ao derrotar o campeão europeu Paris Saint-Germain, na sétima e penúltima jornada da fase de liga.
No principal jogo da ronda, que opôs os comandantes das Ligas inglesa e italiana e foi arbitrado pelo português João Pinheiro, o Arsenal manteve o pleno de vitórias no terreno do Inter (3-1) e agarrou uma das vagas de entrada direta nos "oitavos, reservada aos oito primeiros classificados.
O brasileiro Gabriel Jesus (10 e 31 minutos) e o suplente sueco Viktor Gyökeres (84), antigo avançado do Sporting, marcaram os golos dos londrinos, ao passo que o croata Petar Sucić (18) anotou pelos milaneses, finalistas vencidos em 2024/25, que nunca tinham sofrido três derrotas seguidas na mesma edição da principal competição europeia de clubes.
Única equipa só com triunfos na fase de liga, o Arsenal comanda com 21 pontos e já não pode finalizar abaixo do segundo lugar, seguindo-se os espanhóis do Real Madrid, vitoriosos na receção aos franceses do Mónaco (6-1), e os alemães do Bayern Munique (menos um jogo), ambos com 15.
Uma semana antes de visitarem o Benfica no fecho da fase principal, os madrilenos diluíram as críticas recentes com a sua vitória mais dilatada da temporada, na estreia do treinador Álvaro Arbeloa na Champions.
O francês Kylian Mbappé bisou no reencontro com a primeira equipa por si representada como sénior e reforçou o topo dos melhores marcadores, agora com 11 golos - nunca tinha alcançado os dois dígitos numa edição.
O argentino Franco Mastantuono, o alemão Thilo Kehrer, na própria baliza, o brasileiro Vinícius Júnior e o inglês Jude Bellingham elevaram distâncias, sendo que o neerlandês Jordan Teze concretizou o único golo monegasco.
O pódio passou a ser perseguido pelos ingleses do Tottenham, com 14 pontos, após o triunfo caseiro perante os alemães do Borussia Dortmund (2-0), construído pelo argentino Cristian Romero e por Dominic Solanke.
Os londrinos venceram pela primeira vez ao sexto jogo em 2026, mas não contaram com o português João Palhinha, por lesão, tendo o compatriota Fábio Silva sido suplente utilizado pelos germânicos, nos quais o sueco Daniel Svensson foi expulso.
O campeão europeu e intercontinental Paris Saint-Germain fecha o top 5, agora com os mesmos 13 do Sporting, frente ao qual perdeu em Lisboa (2-1), dos ingleses do Manchester City, derrotados na visita aos noruegueses do Bodo/Glimt (3-1), e dos italianos da Atalanta, com menos um encontro.
Apesar de terem quase uma dezena de atletas ausentes, os bicampeões portugueses surpreenderam os franceses, com golos do colombiano Luis Suárez (74 e 90 minutos), por entre um do suplente georgiano Khvicha Kvaratskhelia (79), para selarem a quarta vitória em outras tantas partidas em casa na prova - só o Tottenham conseguiu, para já, o mesmo registo.
Os portugueses Nuno Mendes, no reencontro com a sua anterior equipa, e Vitinha foram totalistas pelo Paris Saint-Germain, que lançou Gonçalo Ramos na segunda parte, mas esteve privado de João Neves, por lesão.
Qualificado pela quarta vez para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, após 2008/09, 2021/22 e 2024/25, o Sporting vai visitar os espanhóis do Athletic Bilbau na última jornada, em 28 de janeiro, e ainda pode rumar diretamente aos "oitavos", objetivo que também dependerá de terceiros.
O Manchester City foi surpreendido pelo Bodo/Glimt, que nunca vencera clubes ingleses e obteve o primeiro triunfo de sempre na prova, marcando pelo dinamarquês Kasper Høgh, em dose dupla, e por Jens Petter Hauge.
Sem os portugueses Matheus Nunes e Rúben Dias, ambos lesionados, e Bernardo Silva, suspenso, os "citizens" ainda reduziram através do francês Rayan Cherki, instantes antes da expulsão do espanhol Rodri.
Os oito primeiros estão certos na fase a eliminar, tal como as três equipas seguintes, todas com 12 pontos, que são o Inter Milão, os espanhóis do Atlético de Madrid (menos um jogo) e os ingleses do Liverpool (menos um).
Os clubes que acabarem entre a nona e a 24.ª posições acedem ao play-off, cenário que abrange provisoriamente Borussia Dortmund (12.º), com 11 pontos, Bayer Leverkusen (19.º) e Mónaco (20.º), ambos com nove, e Olympiacos (22.º), Nápoles (23.º) e Copenhaga (24.º), todos com oito.
Se o Olympiacos ganhou em casa ao Leverkusen (2-0), com o português Costinha a fazer o primeiro golo dos gregos, o Nápoles empatou fora com o Copenhaga (1-1), reduzido a 10 durante quase uma hora, por expulsão de Thomas Delaney.
Em zona de eliminação continuam Club Brugge (26.º), com sete pontos, e Ajax (31.º), com seis, apesar dos êxitos nos terrenos do Kairat Almaty (4-1) e do Villarreal (2-1), que ocupam as últimas posições e ficaram afastados.
A sétima de oito jornadas da fase de liga da Liga dos Campeões finaliza na quarta-feira, com mais nove jogos, incluindo a visita do Benfica, 28.º, com seis pontos, aos italianos da Juventus, 17.ª, com nove.

