Arsenal fez história contra West Ham e Arteta apela: "Temos de manter o ímpeto"
Os gunners, adversários do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, nunca tinham registado uma goleada tão volumosa a jogar fora na Premier League
Corpo do artigo
O Arsenal, com Cédric Soares a suplente utilizado (entrou aos 77’), goleou este domingo em casa do West Ham por 6-0, num dérbi relativo à 24.ª jornada da Premier League.
No final da partida, Mikel Arteta reagiu ao facto de a equipa, adversária do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões - visita o Dragão a 21 de fevereiro, na primeira mão - ter registado a maior goleada da sua história a jogar fora no campeonato, pedindo para que mantenha o ritmo nos jogos que se seguem.
“Estou extremamente feliz com a forma como nos exibimos. Conseguir um resultado tão grande num sítio tão difícil diz muito sobre a forma como os rapazes jogaram hoje. É ótimo fazer história da forma que a fizemos. Estamos num bom momento e, quando isso acontece, tens de aproveitar e manter o ímpeto. A equipa titular pareceu muito forte e nós tínhamos de corrigir os últimos dois resultados contra eles [derrotas por 0-2 e 1-3], o que foi uma grande motivação”, salientou.
Arteta guardou ainda palavras de apreço para Bukayo Saka, que bisou (41’, de penálti e 63’) e Declan Rice, que fechou a humilhação da sua ex-equipa com um golo aos 65’.
“Saka? Quando se fala sobre consistência, na sua idade e com o que tem feito ao longo das últimas duas ou três temporadas... é assinalável. A sua atitude, a sua qualidade, o que entrega todas as semanas... é algo mesmo difícil de encontrar. É por isso que ele é tão importante para nós”, frisou, antes de falar sobre o reencontro de Rice com os hammers.
“É sempre difícil voltar ao teu antigo clube. Os adeptos foram realmente bons para ele, aplaudiram quando foi bater um canto, o que foi uma receção bonita de se ver. Ele adora muito aquele clube e sei o que significa para ele ter jogado hoje”, comentou, rematando com um último elogio geral: “Temos de partilhar os golos. Este desejo e este comprometimento para chegarmos à área e fazermos as coisas acontecerem foi excelente”.
Com a vitória, o Arsenal mantém-se na terceira posição da Liga inglesa, mas agora com os mesmos 52 pontos do Manchester City (segundo), que tem um jogo a menos, e a dois do líder Liverpool. Já o West Ham caiu para o oitavo lugar, em igualdade pontual com o Newcastle (sétimo, com 36).