Arsenal defronta FC Porto na Champions: portugueses, momento atual e o histórico
Os "gunners" procuram a primeira conquista na prova milionária, enquanto os dragões já levantaram o troféu em duas ocasiões.
Corpo do artigo
O FC Porto irá defrontar o Arsenal nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Numa análise ao adversário dos dragões no “mata-mata” da prova milionária, salta logo à vista a presença de dois jogadores portugueses nos “gunners”: o lateral direito Cédric Soares, ex-Sporting, e o médio ofensivo Fábio Vieira, que irá reencontrar a sua antiga equipa.
Atualmente, o Arsenal está na liderança da Premier League e, esta temporada, já venceu um título – a Supertaça de Inglaterra.
Quanto à época passada, a formação orientada pelo espanhol Mikel Arteta terminou no segundo lugar da liga inglesa, ficando somente atrás do tricampeão Manchester City. No entanto, na Liga Europa, a turma londrina caiu nos oitavos de final, aos pés do Sporting.
O Arsenal, que nunca conquistou a Champions League, sabe que a final da atual edição da competição será disputada em “casa”, no Estádio de Wembley, em Londres, pelo que fará tudo para chegar ao encontro decisivo.
Como todos os “tubarões” do futebol europeu, os “gunners” possuem um plantel com imensas opções de qualidade. David Raya, Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães, Oleksandr Zinchenko, Jorginho, Declan Rice, Martin Odegaard, Kai Havertz, Bukayo Saka, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus são algumas das figuras do conjunto inglês.
Um dos reforços para a nova temporada do Arsenal foi o médio inglês Declan Rice, vindo do West Ham a troco de 116 milhões de euros, o que atesta a capacidade de investimento do clube de Londres, que traçou, no início da época, um orçamento para reforços a rondar os 200 milhões de euros.
A linha avançada dos gunners será o ponto mais forte da equipa, que, este ano, na Liga inglesa, conta já com 35 golos em 17 jogos, e na fase de grupos da Champions apontou 16 tentos nas seis partidas.
O conjunto inglês fechou esta primeira fase da Liga dos Campeões como vencedora do Grupo B, com 16 pontos, superando os neerlandeses do PSV Eindhoven, os franceses do Lens e os espanhóis do Sevilha.
Nestes jogos da poule, o Arsenal apenas tropeçou duas vezes, com uma derrota, fora, frente ao Lens, por 2-1, e um empate (1-1) na casa do PSV Eindhoven.
Quanto aos últimos confrontos entre o FC Porto e o Arsenal é preciso recuar até 2010, também nos oitavos de final da Liga dos Campeões, em que os dragões até venceram (2-1), em casa, o primeiro jogo da eliminatória, mas foram, depois, goleados em Londres, por 5-0.
O FC Porto, segundo classificado no Grupo H, joga o primeiro jogo em casa, em 13, 14, 20 ou 21 de fevereiro de 2024, e o segundo em Londres, em 5, 6, 12 ou 13 de março de 2024, no terreno do Arsenal.