Arne Slot lembra Diogo Jota: "Decidiu não escolher uma foto dele próprio..."
Treinador do Liverpool realça como o falecido internacional português era especial e recordou um episódio
Corpo do artigo
Arne Slot, treinador do Liverpool, concedeu uma entrevista aos meios oficiais do clube inglês, numa conversa onde recordou Diogo Jota, jogador do clube que faleceu num acidente de viação em Espanha, ao lado do irmão André Silva, futebolista do Penafiel.
"Em primeiro lugar, teve um grande impacto em nós, mas nada comparado à perda sentida por seus pais, a sua esposa Rute e os seus filhos. O primeiro sentimento que todos nós temos é de tristeza. O segundo sentimento que me vem à mente é orgulho. Acho que os seus pais e a Rute podem estar muito orgulhosos do jogador e da pessoa que ele era — principalmente da pessoa. Falei com muitos de seus colegas de equipa e todos eles o avaliam muito bem e dizem que ele era uma pessoa gentil. Que ele sempre foi ele mesmo. Portanto, eles deveriam e ficarão muito orgulhosos se pudessem ouvir o que todos os seus colegas de equipa e funcionários diriam sobre ele. Em segundo lugar, acho que os nossos adeptos podem estar muito orgulhosos dos jogadores que temos neste clube. Viram-nos a vencer a liga, foi uma grande conquista, mas o que eles fizeram na última semana... Com a união que tinham, como se comportaram quando estivemos juntos em Portugal. Os adeptos não poderiam ter pedido mais aos nossos jogadores no que à qualidade enquanto seres humanos diz respeito", afirmou o técnico neerlandês.
Slot também prestou homenagem em Anfield, ao lado da esposa. "É quase impossível pôr alguma coisa em palavras neste momento. Ambos sentimos que era a coisa certa a fazer, não só eu, mas também a minha mulher, ir lá prestar a nossa homenagem. Prestar-lhe homenagem, ao seu irmão, à família e ver - falando novamente de orgulho - a forma como os nossos adeptos demonstraram o quanto gostam deste clube. Se jogamos neste clube é inacreditável quando ganhamos coisas, mas em momentos de tragédia acho que também é inacreditável o que estes adeptos estão a fazer. Por isso, os adeptos não podem ter melhores jogadores para jogar por eles, mas nós, enquanto jogadores e equipa técnica, não podemos ter melhores adeptos para nos apoiar. Mas não são só os adeptos. No desfile, foram apenas os adeptos do Liverpool, presumo. Desta vez, foi a cidade inteira, não foi só o Liverpool, foram também os adeptos do Everton. E não só nesta cidade, mas também em todo o país e no mundo. Representar este clube nesta cidade tem agora um significado ainda maior para mim e para a minha mulher do que antes", afirmou.
Jota, reforça, era especial dentro e fora das quatro linhas. "Era o jogador que, quando as coisas estavam muito, muito, muito difíceis, eu olhava sempre para ele e dizia: 'Agora precisamos de algo especial da tua parte'. E ele deu conta do recado tantas vezes nesses momentos. Estamos numa altura muito difícil, por isso vamos tentar fazer o que o Diogo fez tantas vezes. Se é assim tão difícil, então esforcem-se um pouco mais ou continuem e tentem fazer com que resulte. Com ele, tudo girava em torno da equipa. Se queremos atravessar este período temos de o fazer em conjunto. O Diogo Jota escolheu uma fotografia depois de termos ganhado a Premier League contra o Tottenham e queria tê-la em casa. Decidiu não escolher uma foto dele próprio, mas sim uma nossa, de todo o grupo, de toda a equipa, em frente aos nossos adeptos. Isso diz-nos o quanto ele era um jogador de equipa."