Um "hat-trick foi determinante no último duelo em 2015
Corpo do artigo
Portugal apenas venceu uma vez na três ocasiões que jogou em Erevan frente à Arménia, com Cristiano Ronaldo a ser o dono dos golos da Seleção Nacional, incluindo um "hat-trick" que foi determinante no último duelo em 2015.
Na capital arménia, o capitão de seleção marcou todos os quatro golos lusos, salvando a equipa das quinas de uma possível derrota em 2007 (1-1), na qualificação para o Euro'2008, antes dos três tentos no apuramento para o Euro'2016, prova que Portugal acabaria mais tarde por conquistar.
Na curta história, Erevan criou sempre problemas a Portugal, que no sábado inicia a fase de qualificação para o Mundial'2026 precisamente em solo arménio.
O primeiro jogo de sempre da seleção portuguesa na Arménia remonta a 1996, na tentativa falhada para estar no Mundial'1998, em França, e acabou num nulo, numa altura em que era comandada por Artur Jorge. Em Erevan estiveram figuras como Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Costa e João Vieira Pinto, mas o jogo não saiu do zero e ajudou Portugal a terminar o Grupo 9 apenas na terceira posição com 19 pontos, atrás da Ucrânia, com 20, e da Alemanha, com 22.
Pouco mais de 10 anos depois, a seleção lusa voltou a Erevan, novamente num apuramento para um Europeu, e novo empate, desta vez com Luís Felipe Scolari ao leme. Arzumanyan levou os arménios à loucura, logo aos 12 minutos, mas Cristiano Ronaldo refez a igualdade aos 37, com o 1-1 a manter-se até final da partida.
Ao contrário da última aparição na Arménia, a igualdade acabou por ser suficiente para a formação lusa terminar o Grupo A em segundo lugar, atrás da Polónia, posicionamento que na altura valeu o apuramento direto para o Europeu da Áustria e Suíça.
O único triunfo aconteceu com Fernando Santos, mas foi preciso um "hat-trick" de Cristiano Ronaldo, um dos 10 que o avançado já assinou com a camisola de Portugal. Novamente, a equipa da casa chegou à vantagem, pelo brasileiro naturalizado arménio Pizzelli, aos 14 minutos, mas Ronaldo abriu o livro aos 29', de grande penalidade, aos 55' e 58', este último com um pontapé do meio da rua.
Com menos uma unidade, por expulsão do médio Tiago, Portugal sofreu até ao fim, primeiro com Rui Patrício a ficar mal na fotografia no 3-2, marcado por Mkoyan, aos 71 minutos, e depois com a Arménia a sufocar a Seleção Nacional até ao apito final.
No Grupo F, Portugal vai arrancar o apuramento com uma dupla jornada fora, primeiro em Erevan, no sábado, frente à Arménia, e em 9 de setembro, em Budapeste, com a Hungria. A Irlanda completa o agrupamento. O vencedor do grupo assegura um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções.