O árbitro alemão foi nomeado para a semifinal do Euro'2024 entre Inglaterra e Países Baixos apesar de, em 2004, ter sido suspenso por seis meses após se ter envolvido num escândalo de viciação de resultados na segunda e terceira divisão germânica
Corpo do artigo
A nomeação de Felix Zwayer para apitar a segunda semifinal do Euro’2024, entre Inglaterra e Países Baixos (quarta-feira, às 20h00), está a causar apreensão em solo inglês, com vários jornais a terem destacado nos últimos dias o passado “sombrio” do árbitro alemão, de 43 anos.
É que Zwayer, que vai dirigir o seu quarto jogo neste Europeu, depois do Itália-Albânia (2-1), Portugal-Turquia (3-0) e o Países Baixos-Roménia (3-0), foi suspenso durante seis meses, em 2004, após se ter visto envolvido num escândalo de viciação de resultados na segunda e terceira divisão germânica.
Na altura assistente do árbitro Robert Hoyzer, que admitiu ter recebido dinheiro de apostadores estrangeiros para influenciar resultados de jogos que apitava, Zwayer denunciou três colegas, mas também acabou suspenso devido à sua demora em revelar essas informações, já depois de se ter descoberto que tinha aceitado um pagamento de 300 euros de Hoyzer.
“Em 2004, era jovem e ingénuo. Segui em frente, mesmo que o assunto volte à baila assim que uma equipa se sinta prejudicada ou que o meu desempenho seja mediano”, defendeu-se recentemente Felix Zwayer, de 43 anos, ao jornal Bild, após ter sido conhecida a sua nomeação inicial para o Euro’2024.
Um exemplo desse lamento de Zwayer aconteceu em dezembro de 2021, quando Jude Bellingham, na altura ao serviço do Dortmund, contestou a nomeação do árbitro alemão após uma derrota por 2-3 frente ao Bayern, na Bundesliga.
"Como é que a Liga alemã pode confiar as rédeas de um jogo desta importância a um árbitro com um passado tão negro? Estamos a falar de alguém que esteve envolvido num caso de corrupção”, criticou o atual médio do Real Madrid, recebendo na altura uma multa de 40 mil euros por “comentários inadequados”.
Perante este episódio, o reencontro do árbitro com Bellingham, agora ao serviço de Inglaterra, é mesmo um dos grandes pontos de interesse da partida, que terá lugar um dia depois da primeira meia-final do Euro’2024, entre Espanha e França (esta noite, às 20h00).