David García de la Loma lutava há vários anos contra um cancro
Corpo do artigo
O futebol espanhol está de luto pela morte do árbitro espanhol - da Segunda Federação - David García de la Loma, que faleceu na terça-feira, aos 31 anos. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) lamentou a morte e deixou uma sentida mensagem à família.
"A RFEF gostaria de expressar as mais profundas condolências à família e aos amigos de David García de la Loma, árbitro da Segunda Federação que faleceu após uma longa doença. David foi um exemplo de luta, perseverança e amor pela arbitragem. Os seus companheiros de profissão, em todas as categorias do nosso futebol, usarão braçadeiras pretas como homenagem. Que descanse em paz", pode ler-se nas redes sociais do organismo.
O árbitro já havia sofrido a amputação do braço direito devido a um cancro, mais concretamente um sarcoma sinovial, o que levou a que não pudesse estrear-se depois de ter sido promovido à Segunda Federação em 2020/21. No entanto, em setembro de 2022, voltou a dirigir um encontro depois de superar o cancro. "Depois de um longo processo de medo, incerteza e sessões de quimioterapia, [Loma] mostrou o cartão vermelho ao cancro e alcançou o objetivo de estrear-se na categoria pela qual tanto lutou”, afirmou na altura a RFEF.