Árbitro do Osasuna-Real Madrid investigado por possível conflito de interesses
Árbitro espanhol associado a empresa que tem relações com UEFA e La Liga
Corpo do artigo
José Luis Munuera Montero, árbitro da primeira divisão espanhola que foi centro das atenção no último fim de semana pelas polémicas de arbitragem, está a ser mais uma vez tema de conversa na imprensa espanhola, desta vez envolvendo um alegado conflito de interesses.
Isto acontece porque o árbitro de 41 anos teve o seu nome associado à empresa Talentus Sports Speakers SL, uma empresa sediada em Córdoba que oferece consultoria e gestão desportiva. Supostamente, Munuera seria proprietário e fundador da entidade. Esta empresa, no entanto, detém relação profissionais com órgãos que tutelam o futebol, como a UEFA e La Liga, além de estar associada a clubes como o Manchester City, o PSG e o Aston Villa, por exemplo.
O árbitro, que não foi designado para nenhum jogo no próximo fim de semana, terá apagado, nas últimas horas, qualquer ligação à empresa, tendo mesmo chegado a eliminar o seu perfil do Linkedin.
José Montero também teria negócios em comum com Jesús Cárdenas, diretor de jogos de La Liga, José Manuel Matías Caballero, presidente do Comité Técnico de Árbitros da Andaluzia, e Sergio Sánchez Castañer, ex-chefe técnico do VAR e consultor da LaLiga e da UEFA, fundamental para a implementação do VAR na Espanha.
As investigações ainda estão numa fase inicial mas, caso se confirme o envolvimento, Munuera Montero pode ser sancionado com um multa até 100 mil euros e uma suspensão até cinco anos.