Em causa a conduta de David Coote durante o período em que se realizou o Euro'2024
Corpo do artigo
David Coote, antigo árbitro da Premier League, despedido em dezembro de 2024 pela Professional Game Match Officials Board (PGMOL), que tutela a arbitragem de jogos profissionais em Inglaterra, foi banido esta sexta-feira pela UEFA de arbitrar quaisquer jogos europeus até 30 de junho de 2026.
Esta decisão surge no âmbito de uma investigação à conduta do árbitro inglês durante a realização do Euro’2024, em que foi filmado a snifar cocaína, como o próprio admitiu numa entrevista, no mesmo período em que exerceu funções de assistente de VAR no torneio.
Coote havia sido despedido pela PGMOL após ter surgido outro vídeo nas redes sociais em que surge a insultar Jurgen Klopp, antigo treinador do Liverpool, com o árbitro inglês, de 42 anos, a ter explicado em janeiro que “não estava sóbrio” nessas imagens, pedindo desculpa.
Ao mesmo tempo, assumiu ter desenvolvido um vício de drogas durante a sua carreira, que ultrapassou com recurso a terapia.
“As exigências físicas e psicológicas impostas aos árbitros são muito significativas. Eu não me reconheço naquele vídeo da cocaína. Não consigo compreender como me sentia na altura, mas sou eu que aparece. Eu estava a ter dificuldades em lidar com o calendário, não havia oportunidades para parar, e encontrei-me naquela posição, a escapar disso”, assumiu, falando num “grande sentimento de vergonha” por esse vídeo.
“Sou culpado de ter feito o que fiz, mas estou a tentar ser a melhor pessoa que posso ser neste momento. Dei passos para tentar ser melhor e posso sê-lo, tanto numa perspetiva física como de bem-estar mental. A outras pessoas que estejam na minha situação, eu dir-lhes-ia para procurarem ajuda e falarem com alguém, porque se ‘engarrafarem’ como eu fiz, acabará por sair de alguma forma”, concluiu.