De acordo com o observatório de futebol CIES, o defesa português, que tem atuado como médio defensivo no clube, faz parte do top-10 de jogadores jovens com a melhor média de recuperações de bola nas Ligas da Suíça, Chéquia e Áustria
Corpo do artigo
Depois de se ter transferido do Sporting para o Basileia no último verão, Renato Veiga tem brilhado nos suíços, sobretudo nas recuperações de bola.
De acordo com o observatório de futebol CIES, o defesa português, que tem atuado como médio defensivo, surge na última posição do ranking de jogadores com mais de 23 anos com a melhor média de recuperações de bola por 90 minutos nas Ligas da Suíça, Chéquia e Áustria (1,38).
Mads Bistrup, do Red Bull Salzburgo (1,58), Samson Tijani, do Wolfsberger (1,57) e Jamie Roche, do Lausanne (1,54) lideram a lista.
Já em termos globais, Veiga, de apenas 20 anos, soma um golo e uma assistência em 16 partidas disputados pelo Basileia, que tem tido uma temporada para esquecer e segue na penúltima posição da Liga suíça, com apenas 19 pontos.