Wolverhampton propôs a abolição do sistema do videoárbitro na Premier League. Clubes foram a votos e só os Wolves votaram negativamente
Corpo do artigo
Está confirmado que o VAR vai continuar a ser utilizado na Premier League na próxima temporada. Na sequência de uma proposta do Wolverhampton para a bolição deste sistema, os 20 clubes do principal escalão do futebol inglês foram a votos, numa reunião que decorreu esta quinta-feira, e 19 deles quiseram manter o videoárbitro. O único voto negativo foi, claro está, dos Wolves.
Descontente com as interrupções que a análise no VAR provoca nos jogos e pelos erros que por vezes são cometidos ao ser utilizada aquela ferramenta, o Wolverhampton protestou e apresentou a proposta, hoje recusada. Ainda assim, e de acordo com a imprensa inglesa, o clube não desiste e planeia mais ações de protesto.
Em comunicado, a Premier League explica que "embora o VAR produza decisões mais precisas, foi acordado que devem ser introduzidas melhorias para benefício do jogo e dos adeptos". "A PGMOL [conselho de arbitragem do futebol profissional inglês], a Premier League e os clubes têm todos papéis importantes a desempenhar na melhoria do sistema e da sua reputação", lê-se ainda. O objetivo passa por haver menos interrupções, aumentar a consistência das decisões e tornar mais claras a comunicação e a transparência das mesmas.
Foram ainda definidas seis áreas-chave como parte da discussão com os clubes da competição, nomeadamente a implementação de um sistema com tecnologia semiautomática de deteção de foras de jogo, em 2024, e uma "formação de VAR mais robusta".
O VAR foi oficialmente implementado na Liga inglesa na preparação para a época 2020/2021, sendo que, desde então, não tem escapado a controvérsias, inclusive com o avanço de uma petição, por parte do Wolverhamtpon, com o objetivo de abolir o sistema.