António Silva e Vitinha na rota: o onze provável de Portugal contra a Polónia
Martínez deve fazer apenas duas mudanças em relação ao jogo disputado na Polónia, há um mês
Corpo do artigo
A seleção portuguesa vai esta sexta-feira (19h45) tentar confirmar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações frente à Polónia, no Porto, num duelo da quinta e penúltima jornada do Grupo A1.
No Estádio do Dragão, o empate é suficiente para Portugal assegurar logo a passagem à próxima fase, embora a derrota também possa servir, desde que seja apenas por um golo de desvantagem.
No segundo confronto com a Polónia em pouco mais de um mês, Roberto Martínez deve manter quase a mesma equipa em relação ao onze inicial que saiu de Varsóvia com os três pontos no bolso, fruto de uma vitória por 3-1. Porém, o selecionador vê-se forçado a mexer na defesa e no meio-campo, uma vez que, desta feita, não pode contar com Rúben Dias e Rúben Neves, ambos titulares no primeiro duelo com os polacos.
No eixo defensivo, o principal candidato a fazer dupla com Renato Veiga - falou ontem em conferência de Imprensa - é António Silva. Não obstante o momento menos exuberante que atravessa no Benfica, o jovem central é homem da confiança do técnico espanhol e, atendendo ao maior capital de experiência na Seleção quando comparado com Tomás Araújo e Tiago Djaló, que ainda não se estrearam de Quinas ao peito, parte à frente na corrida pela vaga de Rúben Dias. Os corredores laterais devem ficar a cargo de Diogo Dalot e Nuno Mendes.
Sem Palhinha ou outro médio de caraterísticas defensivas mais declaradas, Vitinha surge como principal hipótese para completar o trio de meio-campo com Bernardo Silva e Bruno Fernandes. O centrocampista do PSG não é um trinco, longe disso, mas já atuou como médio mais recuado no clube francês, no papel de pivô, e pode ser beneficiado pela postura atacante que Portugal quererá assumir. Contudo, João Neves e o próprio Samu Costa, chamado perante as baixas de Matheus Nunes e Pedro Gonçalves, correm por fora, mas não são de descartar por completo. Na frente, Pedro Neto e Rafael Leão juntar-se-ão ao capitão, Cristiano Ronaldo.
Onze provável de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, António Silva, Renato Veiga e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Vitinha e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Onze provável da Polónia: Dragowski; Kaminski, Piatkowski, Walukiewicz, Bednarek e Zalewski; Zielinski, Romanczuk e Szymanski; Urbanski e Swiderski.