Antigo jogador da Premier League e internacional pela Costa do Marfim morre aos 39 anos
Sol Bamba estava a trabalhar com a equipa técnica do Adanaspor, da Turquia, quando adoeceu na sexta-feira
Corpo do artigo
O antigo defesa internacional da Costa do Marfim Sol Bamba, que superou um cancro para retomar a carreira de jogador, morreu aos 39 anos, anunciaram no sábado os seus antigos clubes.
“O Leeds United está devastado com o falecimento do antigo capitão Sol Bamba, aos 39 anos”, refere um comunicado da equipa inglesa.
Bamba estava a trabalhar com a equipa técnica do Adanaspor, da Turquia, quando adoeceu na sexta-feira. “O nosso diretor técnico Souleymane Bamba, que adoeceu antes do jogo de sexta-feira contra o Manisa Football Club, foi levado para o Hospital Universitário Manisa Celal Bayar e, infelizmente, perdeu a sua batalha pela vida”, declarou o Adanaspor numa declaração nas redes sociais. “As nossas condolências à sua família e à nossa comunidade”.
Bamba foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin em 2021, quando jogava no Cardiff City, mas foi declarado livre do cancro após um tratamento de quimioterapia e voltou a jogar pelo clube galês e pelo Middlesbrough.
Nascido em França, Bamba começou a sua carreira de jogador no PSG antes de se mudar para a Escócia. Ajudou o Dunfermline a chegar à final da Taça da Escócia antes de se transferir para o Hibs e depois para o Leicester em 2011.
Depois de passagens pela Turquia e Itália, foi para o Leeds, onde foi capitão do clube, e na sua primeira época completa no Cardiff ajudou o clube a subir à Premier League. Jogou mais de 100 vezes pelo Cardiff, que publicou no X: “É com profunda tristeza que tomámos conhecimento esta noite do falecimento da lenda do clube, Sol Bamba. Como jogador e treinador, o impacto do Sol no nosso clube foi incomensurável. Era um herói para todos nós, um líder em todos os balneários e um verdadeiro cavalheiro. Os nossos pensamentos estão com os seus amigos, família e todos os que tiveram a sorte de conhecer e amar o Sol.”
Bamba representou a Costa do Marfim nos Jogos Olímpicos de 2008 e disputou a Taça das Nações Africanas de 2012, tendo realizado 46 internacionalizações no total.