Antigo diretor desportivo do Sochi revela "dependência" de Robert Moreno pelo ChatGPT

Robert Moreno
Treinador planificava treinos, organizava viagens e até contratava jogadores recorrendo à inteligência artificial, segundo Andreir Orlov, que trabalhou com o espanhol no Sochi
Robert Moreno foi despedido do comando técnico do FC Sochi, da Rússia, em agosto e soube-se esta semana que era um fã da inteligência artificial durante o tempo em que comandou aquela equipa. De acordo com Andrei Orlov, que foi diretor desportivo do clube no mesmo período do espanhol, o técnico de 48 anos usava o ChatGPT para planear os treinos, as viagens da equipa e até para decidir qual jogador contratar.
"Quando estávamos a preparar a viagem para Khabarovsk, o Robert disse: 'Já tenho tudo planeado. Inseri todos os parâmetros da viagem no ChatGPT'. Olhei para a apresentação e vi que os jogadores não podiam dormir durante 28 horas. Perguntei: 'Robert, isso é tudo muito bonito, mas quando é que os rapazes vão dormir?'", contou sobre um dos episódios, em entrevista ao portal Sports Russia.
"Os jogadores não entendiam por que tínhamos de acordar às cinco da manhã para treinar às sete", contou também.
Outro episódio envolveu a contratação de um avançado... "Estávamos à procura de um ponta-de-lança, a escolher entre Vladimir Pisarsky, Pavel Meleshin e Artur Shushenachev. Moreno inseriu os dados dos três jogadores no ChatGPT e o Shushenachev surgiu como a melhor. Uma ferramenta adicional, por que não? Mas para o Moreno, o ChatGPT acabou por se tornar uma das suas ferramentas principais", explicou, sendo que Shushenachev não teve grande sucesso no clube.
"No final, o núcleo russo do plantel estava muito descontente com o Moreno e os estrangeiros também já não confiavam nas suas ideias. Ele não demonstrava qualquer empatia pelos adjuntos e jogadores e as pessoas sentiam isso", finalizou Andrei Orlov.
Robert Moreno passou como adjunto por Barcelona, Roma, Celta de Vigo e seleção de Espanha e como treinador principal na seleção de Espanha, no Mónaco, no Granada e no Sochi.

