A seleção angolana de futebol, treinada pelo português Pedro Gonçalves, apurou-se esta terça-feira para as meias-finais da Taça COSAFA, ao bater o Malawi por 1-0 na terceira e última jornada do Grupo B
Corpo do artigo
Depois de terem vencido a edição de 2024, os angolanos seguem no caminho de revalidar o título após hoje Nteka ter decidido a contenda, aos 48 minutos, em Bloemfontein, cidade da África do Sul em que decorre este torneio dedicado sobretudo aos países do sul do continente africano.
Contas feitas, Angola venceu a poule com sete pontos, mais dois do que a Namíbia, segunda, quatro do que o Lesotho, terceiro e seis do que o Malawi, quarto, apurando-se apenas o primeiro para as meias, nas quais vão defrontar Madagáscar ou Essuatíni por um lugar na final.
No Grupo A, Moçambique ficou de fora por muito pouco, num agrupamento em que três seleções acabaram com quatro pontos – avançou a anfitriã África do Sul, após os moçambicanos saírem derrotados do encontro com o Zimbabué.
Após vencerem a África do Sul e empatarem com as Maurícias, dois golos de Ngwenya e um de Makunike sentenciaram a contenda, na qual Leonel Calção marcou para os moçambicanos.