Portugal precisava de vencer para alcançar a final da competição.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futebol feminino falhou este domingo a possibilidade de se qualificar para a final da Algarve Cup, ao perder (3-1) com a Suíça, na última jornada do Grupo D, em Vila Real de Santo António.
Depois de na ronda anterior ter surpreendido ao vencer (2-1) a Suécia, somando três pontos (num grupo com três equipas), Portugal precisava de vencer para alcançar a final da competição, destinada aos dois melhores primeiros classificados dos quatro grupos, mas os golos de Ana-Maria Crngorcevic (60 minutos), Rahel Kiwic (69) e Melanie Muller (85) superaram o tento inicial de Andreia Norton (27) e selaram a derrota lusa.
A equipa portuguesa procurava superar a melhor classificação de sempre alcançada na Algarve Cup (3.º lugar em 2018) e precisava de vencer pela maior vantagem possível para, no possível desempate com a Polónia (que tem três pontos e joga hoje no Grupo B com a Holanda, às 18:30) e com a Noruega (que já venceu o grupo C, com seis pontos), ter melhor diferença de golos e chegar à final da prova.
Portugal entrou apostada em conseguir o triunfo que a colocaria em condições de poder aceder à final e cedo procurou dominar o jogo, mas foi a Suíça a primeira equipa a criar perigo junto da baliza portuguesa, por Sandrine Mauron, aos 09 minutos, mas o remate foi defendido para canto pela guarda-redes portuguesa, Patrícia Morais.
A guardiã lusa foi uma das quatro alterações que o selecionador de Portugal, Francisco Neto, introduziu na equipa para a partida de hoje a par de Andreia Norton, cujo remate rasteiro aos 16 minutos também levou o perigo junto da baliza da Suíça, mas foi desviado para a linha de fundo pela guarda-redes helvética.
Portugal, que dominou mais na primeira parte, acabou por inaugurar o marcador aos 27 minutos, num lance em que Diana Silva encontrou uma linha de passe para Andreia Norton, que recebeu em corrida já dentro da área e atirou rateiro para o primeiro golo do encontro.
A Suíça, que ainda introduziu a bola na baliza (aos 38 minutos) num lance invalidado por fora de jogo, procurava contrariar o maior domínio da equipa portuguesa, mas até ao intervalo foi incapaz de alterar o rumo dos acontecimentos.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Portugal esteve perto do segundo golo, mas a recém-entrada Jéssica Silva atirou por cima já perto da pequena área, e aos 58 foi Diana Silva a rematar em boa posição, mas a bola desviou num defesa, perdendo-se pela linha de fundo.
Mas aos 60 minutos, contra a corrente do jogo, a Suíça empatou, num lance em que Ana-Maria Crnogoorcevic reagiu primeiro que todas dentro da área lusa e rematou para o empate a um.
Portugal acusou o golo e, após conceder uma série de cantos, Rahel Kiwic voltou a aproveitar uma bola à entrada da área para atirar colocado ao ângulo, fazer o 2-1 e consumar a reviravolta no marcador, aos 69 minutos.
Aos 85 minutos, Melanie Muller marcou o terceiro golo suíço, que deixa Portugal arredado da final.
Jogo no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Suíça - Portugal, 3-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadoras:
0-1, Andreia Norton, 27 minutos.
1-1, Ana-Maria Crngorcevic, 60.
2-1, Rahel Kiwic, 69.
3-1, Melanie Muller, 85.
Equipas:
- Suíça: Nadja Furrer, Eseosa Aigbogun (Thais Hurni, 62), Rahel Kiwic, Jana Brunner (Francesca Calo, 61), Noelle Maritz, Geráldine Reuteler (Irina Brutsch, 77), Sandrine Mauron, Marilena Widmer (Melanie Muller, 46), Ana-Maria Crnogorcevic, Ramona Bachmann, Alisha Lehmann (Camile Surdez, 90+1).
(Suplentes: Gaelle Thalmann, Francesca Calo, Naomi Mégroz, Rachel Rinast, Coumba Louisa Sow, Luana Buhler, Florijana Ismaili, Camile Surdez, Vanessa Bernauer, Melanie Muller, Irina Brutsch e Thais Hurni).
Selecionador: Niels Nielsen.
- Portugal: Patrícia Morais, Dolores Silva, Diana Gomes, Carole Costa, Mónica Mendes, Tatiana Pinto (Laura Luís, 74), Vanessa Marques, Andreia Norton (Cláudia Neto, 64), Joana Martins (Ana Leite, 46) Diana Silva e Ana Capeta (Jéssica Silva, 46).
(Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Sara Monteiro, Cláudia Neto, Bruna Costa Ana Leite, Cláudia Lima, Laura Luís, Jéssica Silva, Rafaela Lopes e Ágata Pimenta).
Selecionador: Francisco Neto.
Árbitra: Anna-Marie Keighley (Nova Zelândia).
Ação Disciplinar: Marilena Widmer (38 minutos), Tatiana Pinto (39), .
Assistência: Cerca de 750 espectadores.