O ex-avançado do Sporting fala de alguns problemas que concorrem para o aumento de peso de Walter, ainda com contrato com o FC Porto.
Corpo do artigo
Alecsandro, que jogou no Sporting, em 2006/07, relata, durante um programa desportivo na televisão brasileira, como tentou convencer Walter a perder uns quilinhos e ajudando-o a recuperar a carreira, recorrendo à persistência para que mantivesse o peso ideal. Aliás, foi este aspeto que mais comprometeu a passagem do avançado pelo FC Porto.
"É um menino carente, de vida difícil, de traumas na infância, e só quem conviveu com ele no mesmo quarto, em várias noites, sabe que não é simplesmente só um problema de peso, e que outras coisas o levaram a essa situação. E lembro-me que, depois do jogo contra o Atlético Paraense chamei-o e disse-lhe: "Cara, o tempo está a passa, você estava lá, estava aqui, está aqui, daqui a pouco você já vai (embora)...", conta o antigo atacante do Sporting, agora com 35 anos.
Reconhecendo-lhe boas qualidades técnicas, Alecsandro, considera que Walter, "seria convocado facilmente" para a seleção do Brasil "se tivesse um corpo atlético. Falei-lhe disso e apontei-lhe: "Dá uma olhada, tem fulano que ganha quatro vezes mais que você e não joga metade do que você joga. Por que o Walter não é convocado, por que não está num grande clube? Todo mundo fala "o gordinho", quem vai contratar "o gordinho"?". Foi mais uma conversa de amigos, de irmãos. Falei: "Cara, só quero que me prometa que vai emagrecer".
Walter tem contrato com o FC Porto até 2019 que o cedeu ao Atlético Paraense.