Al-Khelaifi: "Perguntei a Laporta quando iam parar com esta ideia estúpida"
Superliga Europeia voltou a ser contestada pela ECA
Corpo do artigo
A Associação de Clubes Europeus (ECA), presidida por Nasser Al-Khelaifi, que exerce o mesmo cargo no PSG, reuniu-se esta quarta-feira no Civitas Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, para anunciar acordos com a UEFA e a FIFA com vista à nova Liga dos Campeões da próxima época e ao também reformulado Mundial de Clubes de 2025.
Desde logo, segundo relata o jornal Marca, a ECA chegou a um acordo inédito para que todas receitas provenientes do próximo Mundial de Clubes sejam destinadas aos clubes participantes na prova, entre os quais Benfica e FC Porto.
Além disso, a organização aproveitou a ocasião para anunciar um aumento de clubes afiliados de 266 desde o início da época para um número histórico de 610, sendo que nenhum deles é o Real Madrid ou Barcelona, que continuam ligados ao polémico projeto da Superliga Europeia, que voltou a ser tema de conversa.
Confrontado com esse tópico, Al-Khelaifi revelou que voltou a tentar dissuadir o presidente do Barça Joan Laporta, antes do jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, em que o seu PSG eliminou os catalães (6-4 em agregado).
“Para mim, a Superliga não existe. Perguntei a Laporta quando iriam parar com esta ideia estúpida. A Liga dos Campeões é a melhor competição de clubes do mundo. Eles estão a disputá-la, enfrentámo-nos nos quartos de final. Confio que parem rapidamente, porque não faz sentido. Sempre disse que a porta está aberta para que voltem”, vincou.
Um discurso apoiado por Miguel Ángel Gil, CEO do Atlético, grande rival do Real Madrid e Barcelona na LaLiga: “Aqui falamos muito da força da imprensa de Madrid, mas fora de Espanha a Superliga está morta. O que nós defendemos, a ECA, a UEFA e as Ligas europeias, é proteger a estrutura. Se fechas a porta das competições a um número de clubes, estás a destruir os sonhos de muita gente”, rematou.