O avançado nigeriano trocou o Lillestrom pelo Montpellier no verão passado e leva 22 golos na presente temporada, liderando o ranking da Bota de Ouro
Corpo do artigo
A corrida à Bota da Ouro, que elege o melhor marcador dos campeonatos europeus numa só época, costuma colocar em destaque alguns nomes não tão conhecidos do futebol, mas nem por isso com menos aptidão para o golo, e 2023/24 não é exceção, tal como evidencia Akor Adams.
O avançado nigeriano, de 23 anos, começou o presente ano ao serviço do Lillestrom, da Noruega, onde anotou 15 golos no mesmo número de partidas antes de se transferir, no último verão, para os franceses do Montpellier, não dando sinais de abrandar, sendo atualmente o líder do ranking do prémio individual da UEFA.
Em 11 partidas disputadas até ao momento na Ligue 1, Adams marcou por sete vezes, o que lhe confere um total de 22 golos e 36,5 pontos no primeiro lugar da lista da UEFA. Curiosamente, o jogador que ocupa o segundo posto, Amahl Pellegrino, extremo de 33 anos, também joga na Noruega, levando 23 golos ao serviço do Bodo/Glimt (equivale a 34,5 pontos).
A fechar o pódio surge Harry Kane, avançado inglês que tem mantido a veia goleadora desde que trocou o Tottenham pelo Bayern no mercado passado, registando 17 golos na Bundesliga, o que resulta numa pontuação de 34.