Ajax vive um conto de fadas, pede mudança de sistema e até dá o exemplo do Benfica
Van der Sar falou das dificuldades cada vez maiores face às Ligas mais competitivas.
Corpo do artigo
O Ajax continua um verdadeiro conto de fadas na Liga dos Campeões, estando agora a um passo da final, depois do triunfo por 1-0 em casa do Tottenham. Edwin van der Sar, antigo guarda-redes holandês que agora desempenha as funções de diretor executivo do clube de Amesterdão, falou sobre as dificuldades dos clubes europeus mais pequenos face aos tubarões e até citou o exemplo do Benfica.
"Temos de criar um sistema no qual os grandes clubes dos campeonatos mais pequenos consigam lutar contra os das Ligas maiores. Clubes como nós, Celtic, Benfica, Anderlecht, Salzburgo, Galatasaray ou Fenerbahçe... Falei nisso recentemente com o Agnelli. Há certas questões nas quais partilho a sua visão, como por exemplo serem jogados mais encontros europeus. Mas o sistema atual faz com que as diferenças entre os diversos campeonatos, especialmente em termos de direitos televisivos, acabam por impedir qualquer competitividade", referiu.
"Nós recebemos uns 10 milhões de euros nesse campo, o que nós dá uma pequena chance de lutar. A nossa única arma é o futebol. Temos de produzir jogadores na nossa formação, mas os clubes ricos podem comprar em todo o mundo. Algo tem de ser feito", avisou Van der Sar.