Ajax foi às meias da Champions e começa nas eliminatórias? Ceferin quer mudar isso
O presidente da UEFA pretender alargar a entrada direta na Champions
Corpo do artigo
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, concedeu uma entrevista do jornal britânico The Times na qual fez uma revelação sobre os seus planos para a Liga dos Campeões. Além de reafirmar a recusa em apoiar uma Superliga Europeia - "não passará enquanto eu estiver aqui", garantiu - o dirigente invoca o exemplo do Ajax para explicar uma ideia que vai debater com os clubes no próximo dia 11 de setembro.
"Gostávamos de proteger equipas como o Ajax este ano, ou o Mónaco e o Leicester de há uns anos. O Ajax jogou as meias-finais esta época e agora tem de vender todos os jogadores porque não sabe se se vai qualificar para a próxima edição da Champions. A ideia é que estes clubes que chegam a uma determinada fase da prova assegurem a participação na época seguinte. Não podemos proteger os clubes todos, mas alguns sim", explicou Ceferin.
11076576
O Ajax, campeão holandês, surpreendeu a Europa e ficou a um segundo de chegar à final da Liga dos Campeões, mas, para voltar à liga milionária esta época, terá de ultrapassar a terceira pré-eliminatória e o play-off.
Por outro lado, o Ceferin explicou que a UEFA está a preparar uma competição com a CONMEBOL, que juntaria o campeão europeu ao campeão sul-americano. "Porque haveríamos de precisar da autorização da FIFA para organizar uma competição? É uma decisão de duas confederações. Somos sócios da FIFA, não somos seus subordinados", frisou o líder do organismo que tutela o futebol europeu, que também abordou as queixas relativas à escolha do Azerbaijão para acolher a última final da Liga Europa, disputada entre Arsenal e Chelsea.
"Temos que tentar que o futebol cresça em todos os sítios e não apenas nos países mais consagrados. A nossa maneira de atribuir a localização das finais não passa por decidir duas semanas antes quando já se conhecem os finalistas. Qualquer parte da Europa será longe para alguém", respondeu Ceferin.