Símbolo da Paralimpíada, escultura tem textura, superfície em braile e até cheiro
Corpo do artigo
A apenas cinco dias para a realização da cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a praia de Copacabana ganhou, na manhã desta sexta-feira, um atrativo que promete ser o novo point durante a competição: os "Agitos", símbolos da Paralimpíada, que substituem os Anéis Olímpicos. A obra de arte, uma escultura feita de plástico reciclado, de quatro metros de altura por três metros de comprimento, tem textura, superfície em braile e odor. Segundo a artista plástica Elisa Bastos, que criou a escultura junto com o colega TJ Bastos, o objetivo dos Agitos é proporcionar inclusão e interatividade. "Por se tratar dos Jogos Paralímpicos, pensamos em fazer uma surpresa olfativa e tátil, para que ficasse mais interessante para o público", disse.
A inauguração dos Agitos em Copacabana foi feita pelo presidente do Comité Paralímpico Internacional, Phillip Craven, pelo presidente do Comité Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e pelo presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro. A cerimônia contou também com a presença de 16 jovens do Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino para deficientes visuais.
Para Marta Tellez, diretora de comunicação da Empresa Olímpica Municipal, a escultura é um presente para a cidade. "Os Agitos simbolizam o compromisso da cidade com a sustentabilidade e, sobretudo, um presente para todas aquelas pessoas que têm algum tipo de deficiência física ou mental, que quebram barreiras diariamente quando o assunto é acessibilidade. Todos poderão interagir com a escultura, pois foi colocada uma plataforma de acessibilidade, do calçadão até a areia da praia", afirmou.
O Comité Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) é a governança global do Movimento Paralímpico, organiza os Jogos Paralímpicos de verão e inverno e funciona como Federação Internacional para nove desportos. Seu símbolo e bandeira são formados por três "Agitos" ("Eu me movo", em latim) em três cores diferentes: vermelho, azul e verde. As cores são as mais comumente encontradas nas bandeiras das nações. Os Agitos são um símbolo dos atletas em congregação, vindos de todos os pontos do planeta. O IPC também é responsável por promover os valores paralímpicos, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade.