José Mourinho explicou os seus métodos de trabalho ao Sport & Style, suplemento do L'Équipe.
Corpo do artigo
José Mourinho idealizou um plano perfeito para a sua carreira de treinador: assumir o comando técnico de uma equipa que, nos anos anteriores, tivesse sido treinada por... Mourinho. A afirmação pode parecer estranha, mas o "Special One" explicou, citando o Real Madrid e o Manchester United, que treina atualmente, como exemplos.
"A prioridade é sempre a mesma: desenvolver o clube em que trabalho, a não ser que seja sortudo o suficiente para treinar uma equipa que já esteja construída para ganhar. É o plano perfeito. Por isso, o plano não existe. Honestamente, adorava pegar numa equipa que tivesse sido treinada por mim nos cinco anos anteriores", afiançou o português. "Gostava de ter chegado ao Real Madrid no momento em que deixei o clube. Gostava de chegar ao Manchester United quando decidir sair, para pegar numa equipa que tivesse sido treinada pelo Mourinho. O sonho", acrescentou, antes de recordar a passagem pelo Santiago Bernabéu:
"Quando saí, o Real Madrid estava pronto para explodir. A partir daí, começaram a ganhar, especialmente contra o Barcelona. Depois, na mesma senda, aceitei o convite do Manchester United. É isso que faço, sou um construtor. Intervenho a todos os níveis nas decisões, modernizo as estruturas e adapto as equipas aos princípios da minha metodologia", explicou Mourinho.