Adidas afasta número 44 da seleção alemã devido à parecença com a SS nazi
A parecença do número com a abreviatura do nome da força armada associada ao regime nazi ditou a decisão da marca, que vai deixar de equipar a seleção a partir de 2027
Corpo do artigo
A Adidas anunciou esta segunda-feira que vai retirar o número 44 dos equipamentos da seleção da Alemanha, devido à sua parecença com o símbolo da SS, abreviatura pela qual é conhecida a Schutzstaffel, força armada ligada ao regime nazi de Adolf Hitler.
“Vamos bloquear o número 44 o quanto antes. Na Adidas trabalham pessoas de cerca de 100 países e a nossa empresa defende a promoção da diversidade e da inclusão. Como empresa, fazemos campanhas ativas contra a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio no geral. Qualquer tentativa de promover pontos de vistas de exclusão não faz parte dos nossos valores enquanto marca e recusamos firmemente qualquer sugestão de que essa fosse a nossa intenção”, vincou um porta-voz da marca alemã, Oliver Bruggen, em declarações ao jornal Bild.
Recorde-se que a Adidas vai deixar de ser o patrocinador oficial da seleção alemã, tendo sido substituída pela Nike pelo menos entre 2027 e 2034, terminando desta forma uma ligação que já durava há mais de sete décadas.