Adeptos do Barcelona e do Bétis relacionam datas dos títulos dos clubes a datas de acontecimentos ligados à Igreja Católica
Corpo do artigo
O Vaticano anunciou, esta segunda-feira, o falecimento do Papa Francisco, o que deu azo a adeptos do Barcelona e do Bétis a recordarem momentos na história dos clubes na qual venceram em alturas em que aconteceram eventos importantes para a Igreja Católica.
Os blaugrana podem apoiar-se em profecias para ganhar confiança para o jogo da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões contra o Inter. Acontece que, durante os períodos em que aconteceram os últimos três conclaves, o Barcelona venceu os jogos que disputou por 4-0: em 1958, durante o período de eleição do Papa João XXIII, venceu o Real Madrid, no dia 28 de outubro; em 1978, vinte anos depois, ganhou ao Las Palmas, pelo mesmo resultado, no dia 14 de outubro, durante a eleição de João Paulo I; e em 2013, no dia 12 de março, um dia antes do início do pontificado do argentino, o Barcelona venceu o Milan, em jogo válido para a Liga dos Campeões.
O conclave deve reunir-se 15 a 20 dias após o falecimento do Santo Pontífice. Neste caso, a eleição pode começar no dia 6 de maio. Curiosamente, o Barcelona viaja a Itália nesse dia para o jogo contra os italianos.
Recorde-se que os blaugrana disputam, antes, no próximo sábado, a final da Taça do Rei, contra o Real Madrid. Na prova, o Barcelona eliminou o Bétis, nos oitavos de final (5-1), porém os andaluzes ainda acreditam numa coincidência que pode fazer com que conquistem um título, esta época. Os béticos vão disputar as primeiras meias-finais de competições europeias (Liga Conferência) da sua história. No dia 1.º de maio recebem a Fiorentina e depois viajam para Itália no dia 8 para o jogo da segunda mão (o vencedor da eliminatória vai defrontar o Chelsea ou os suecos do Djurgarden).
A coincidência que os adeptos espanhóis confiam está relacionada aos três títulos da Taça do Rei que venceram na sua história, devido à proximidade em termos de datas com o falecimento dos líderes religiosos. O Bétis ergueu a primeira Taça do Rei da sua história no dia 25 de junho de 1977, diante do Athletic Bilbau, nos penáltis. Em agosto de 1978, o Papa Paulo VI faleceu, após um pontificado de mais de 15 anos. No dia 11 de junho de 2005, conquistaram o segundo troféu desta competição, no prolongamento, diante do Osasuna. Dois meses antes, no dia 2 de abril, faleceu João Paulo II. A terceira e última Taça do Rei do clube de Sevilha foi levantada no dia 23 de abril de 2022, depois de uma disputa de penáltis diante do Valência. No dia 31 de dezembro desse mesmo ano, o Papa Emérito Bento XVI faleceu.
A proximidade de datas entre estes acontecimentos dão confiança aos adeptos de ambos os clubes.