"Acho que este Mundial vai ser dos melhores. Críticas? Quem vive aqui é que sabe"
Declarações de Pedro Ró-Ró, defesa português naturalizado catari, após o Catar-Equador (0-2), jogo de abertura do Mundial de 2022.
Corpo do artigo
Derrota: "O início do jogo não correu bem, não foi o jogo que queríamos fazer. Não correu bem, apesar das emoções, jogámos em casa e foi a primeira vez que jogámos o Mundial. Não nos correu tão bem, mas isto é o futebol e temos de aprender com os erros. Agora temos de levantar a cabeça e tentar fazer melhor [no próximo jogo, diante do Senegal] do que fizemos hoje".
O fator casa trouxe ansiedade à equipa? "Tivemos muita ansiedade, falo por mim e pelos meus colegas. É um Mundial e é a primeira vez que o jogamos. As coisas não saíram bem nos primeiros 30 minutos, que foi quando eles fizeram os dois golos. Depois, foi difícil ir atrás [do resultado]".
O que espera de Portugal neste Mundial? "Portugal tem uma excelente equipa e excelentes jogadores. Espero que cheguem à final e que consigam ganhar o Mundial. Apesar de ser catari, quero que Portugal faça um bom torneio, eles merecem. Penso que Portugal irá fazer um excelente Mundial".
O seu sonho seria um final entre Portugal e Catar? "Sim e eu continuo a pensar assim, que ainda temos oportunidade de ganhar os outros dois jogos [frente ao Senegal e Países Baixos], sabendo que serão muito difíceis. Se a gente continuar a trabalhar e fizer melhor do que hoje, acho que podemos sair com os três pontos no próximo jogo".
Que significado teve este jogo para um cidadão catari? "É um dia muito especial para mim, porque vim para o Catar muito cedo e também porque jogar o Mundial é o sonho de qualquer jogador. Quando cheguei aqui, o Catar ainda não era o país eleito para acolher o Mundial e quando aconteceu, tive oportunidade de representar a seleção do Catar. O país está muito feliz por organizar o Mundial, acho que vai dos melhores Mundiais de sempre".
Críticas ao país: "As pessoas gostam de falar. Quem vive aqui é que sabe. Toda a gente gosta de jogar, agora vamos fazer o quê? Julgar é muito fácil. Depois do Mundial, as pessoas vão falar e ter a resposta certa".
15370612
15369029